terça-feira, 27 de abril de 2010

ENTENDENDO A ÉTICA PETISTA - MARA MONTEZUMA ASSAF


Nunca fui petista, mas confesso que antes da "Era Lula" havia em mim uma pontinha de inveja pela maneira altaneira com que o PT alardeava sua suposta transparência calcada numa ética irreprochável. Para quem não aprovava seu ideário era doloroso ter que admitir que admirava sua bandeira.

Mas ...veio Lula, e de pronto ele arranchou-se em Brasilia com a largueza e sem-cerimônia de quem não pensava ficar só quatro anos, nem mesmo oito...mas muito mais.

E com ele vieram as lambanças mensaleira, cuequeira, quadrilheira, e eu me perguntava: e a ética, onde fica? Será que a transparência petista se resume em mostrar despudoradamente todas suas vergonhas? Foi quando me dei conta de que os petistas nunca pretenderam nos enganar, nós é que não percebemos o que eles entendiam e ainda entendem por ética.

Querem ver? Eu aprendi que Ética é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, mas - e é aí que está o ponto - conforme os valores morais que regem a conduta de sociedades ou grupos, a ética pode ser variável e até amoral.

Nestes últimos anos vimos que para o PT é ético usufruir do erário público para chegar ao poder e lá se manter, haja vista as sabidas contribuições que sairam de prefeituras petistas para abastecer o caixa de campanha já antes do primeiro mandato de Lula. Está aí o ex-prefeito de Ribeirão Preto Antonio Palocci e seu molho de tomate com ervilha que não me deixa mentir....
Para o PT também é ético usar de todos os subterfúgios das brechas legais e nem tão legais para abafar a roubalheira.
É ético negar, negar e negar indefinidamente as falcatruas mais evidentes, as manipulações, a compra de consciências , os subterfúgios e as mentiras. E num governo petista, a simples negação de conhecimento do fato vale como expressão da mais pura verdade...Lula é o maior exemplo de quem nunca soube nada de nada.
É ético para o PT passar por cima e ao largo da Carta Magna desde que seja para alcançar seus particulares propósitos...a censura ao Estadão está aí há mais de 250 dias para beneficiar o filhote desonesto de um aliado político de Lula.

Portanto, o PT nunca pretendeu nos enganar quando desfraldou a bandeira da ética e da transparência. Nós é que não entendemos à época que este partido e seus maiores expoentes são quase todos amorais e que este fato é que dá o tom e o real significado para o que eles entendem por transparência e ética. E se é evidente que o PT não inaugurou a corrupção em Brasília, é fato inconteste que ele a oficializou com pompa e circunstância...
Agora ficou claro, não?

Mara Montezuma Assaf, poor e-mail




Nenhum comentário:

Postar um comentário