sexta-feira, 28 de maio de 2010

AMIGOS DO REI...

Marcelo Deda (PT), governador de Sergipe foi o único governador denunciado que não foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O STE vinha protelando como podia e até não podia o seu julgamento por abuso de poder político e econômico, ou seja, o processo vinha se arrastando a passos de tartaruga, com a aprovação do Ficha Limpa, as coisas se complicaram e agora dão um jeito de apressar o processo para que ele não seja atingido pelo nova Lei ainda não sancionada pelo compadre e companheiro Luis Inácio. Como ele é do PT, dificilmente será condenado, como o foram Jackson Lago e seu vice, Luiz Carlos Porto, por denúncia de compra de votos e abuso de poder no Maranhão, cujo cargo foi entregue à Roseana Sarney.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

FIDEL PAREDON CASTRO...IVES GANDRA DA SILVA MARTINS



Autor:
Ives Gandra Silva Martins
Advogado. Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIFMU, UNIFIEO, do CIEE/O Estado de São Paulo e das Escolas de Comando e Estado Maior do Exército-ECEME e Superior de Guerra-ESG, Presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio-SP e do Centro de Extensão Universitária - CEU.


Em 1958, eu era estudante de Direito. Nossa turma, formada por pessoas que viriam mais tarde a destacar-se - como Sydney Sanches, Márcio Tomás Bastos e Claudio Lembo - , no regime aberto e descontraído do Presidente Juscelino Kubitschek, ora se dedicava, fora os assuntos curriculares, à literatura, ora aos temas políticos . Entre nossos contemporâneos , estavam Lygia Fagundes Telles, Paulo Bonfim, Mário Chamie, Ivete Senise Ferreira, Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Dalmo Florence, Dalmo Dallari e outros que participavam também das diversas vertentes de atividades acadêmicas , no Largo de São Francisco.

Lembro-me, também, de que o meu grupo em particular, prezando profundamente, como futuros advogados, a liberdade e o direito de defesa, sentia-se, naqueles tempos, violentado diariamente pelas notícias sobre o regime de Fidel Castro, especialmente os famosos "paredóns" , para os quais os adversários políticos do governo cubano eram enviados para fuzilamento, sem defesa.

Nós o apelidávamos de Fidel "Paredón" Castro e o tínhamos por genocida.

No último dia 21 de março, a Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre os "paredóns" . A dúvida colocada é se teriam sido apenas 3.820 os fuzilamentos (números oficiais) ou 17.000, segundo "O livro negro do Comunismo", escrito em 1998 por um colegiado de acadêmicos franceses, incluídos nesse número os que foram fuzilados depois de 1958.

Infelizmente, a perseguição a opositores e os 100.000 prisioneiros políticos mencionados no referido livro , ou os 20.000 mencionados por Fidel, em entrevista a revista "Playboy" americana , em 1967, demonstram que a tirania cubana é , ainda, uma das maiores máculas da política latino-americana, que bem ou mal, procura os caminhos da democracia.

Muito me impressiona , portanto, que se lance , no Brasil , um Plano Nacional de Direitos Humanos, inspirado nas idéias de alguns amigos de Fidel Castro que, para além de permanecerem fiéis e orgulhosos desta amizade , a ponto de se acotovelarem a cada oportunidade de serem ao lado dele fotografados , calam -se , inexplicavelmente, ante as contínuas violações a tais direitos perpetradas em Cuba, assim como na Venezuela de Chávez e no Irã de Ahmadinejad, dois outros amigos preferenciais do presidente Lula, nos últimos tempos. Estou convencido de que , se o Presidente Lula tivesse mantido sua independência e postura de magistrado assumida nos primeiros seis anos de presidência, seria hoje o nome mais cotado para o Prêmio Nobel da Paz. A desfiguração de sua imagem deveu-se, desde o episódio de Honduras, à defesa intransigente de ditadores como Castro.

Democrata que sempre fui , em meus escritos, livros, conferências sempre ataquei todas as ditaduras de esquerda ou de direita, - principalmente as de Pinochet e de Fidel , embora Pinochet tenha feito do Chile uma nação desenvolvida e Fidel uma das mais atrasadas economias das Américas-, implantadas por Hitler ou Stálin, Mussolini ou Ceacescu, Franco ou Mao . Não posso, portanto, reconhecer como democratas aqueles que atacam os ditadores de direita, mas acariciam o ego dos ditadores da esquerda . Tal comportamento faccioso e contraditório denota que não passam de aprendizes de ditadores.

Cuba é uma ditadura. E se o Brasil interveio, sem razão, na democracia hondurenha, cuja Constituição impunha a destituição de Zelaya, por seu artigo 239, não há porquê, tanto nas ditaduras em gestação, como na Venezuela e no Irã , como na cinquentenária ditadura cubana, não apoiar os movimentos legítimos do povo destes países em prol da democracia e do efetivo respeito aos verdadeiros direitos humanos.



Jornal Carta Forense - 04/05/2010






O comentário abaixo é de Mara Montezuma:




Como era e é ser preso político em Cuba...
Se os militares tivessem seguido o exemplo de Fidel...toda uma legião de atuais politicos não estaria hoje no poder.
Os nossos ex-presos politicos , atuais políticos, certamente devem estar muito gratos aos militares... ! Nãooooo?
Ué...será que prefeririam ter enfrentado um paredón?

terça-feira, 25 de maio de 2010

CRISTAIS QUEBRADOS - CARLOS VEREZA


Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.

Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o “fascismo galopante” que aparelhou o estado brasileiro vá, pacificamente, entregar a um outro presidente que não seja do esquema lulista os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?

Lula já declarou, que (sic) “2010 vai pegar fogo!”. Entenda-se, por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: dossiês falsos, PCC “em rebelião”, MST convulsionando o país… que a lei de Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha.

E os “judeus” serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores”; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América Latina”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista…

Na verdade, Lula é o Übermensch dos especuladores que lucram como “nunca na história deste país”.

Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, José Serra , ou mesmo Aécio Neves?

Pelo que já vimos de “inaugurações” de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs como a da Petrobras, do MST e tantos outros “deslizes”, temos o suficiente para imaginar o que será a “disputa” eleitoral em 2010.

E tem mais: o PT está comprando, com o nosso dinheiro, políticos, intelectuais, juízes, militares, o povo humilde com bolsa esmola e formando milícias com o MST, PCC, Sindicatos, ONGS, traficantes e outros, que recebem milhões e milhões de reais, para apoiar o PT e as falcatruas do Governo lula.

Não podemos nem pensar em colocar como Presidente do Brasil uma mulherTERRORISTA, que passou a vida assaltando bancos, matando pessoas inocentes, arrombando casas, roubando e matando. Só uma pessoa internada num manicômio seria capaz de votar numa BANDIDA para presidente de um País.

Confiram.
Carlos Vereza
Ator e ex-petista

domingo, 23 de maio de 2010

DILMICHE...DILTEMER...DILCHEL 2010 - DOCA RAMOS MELLO


Yes, habemus Michel Temer na chapa de Lady Dil, a Karadekatraia!

Não é pouca coisa, não, afinal a candidata andou por aí tentando assediar meio mundo, na luta para formar um neologismo palatável ao marketing político e popular, até falou em Dilamasia, mas Minas Gerais se fez de surda, Aécio deixou o pão de queijo esfriar e, para piorar a emenda, a Maldadebras foi logo vertendo para Dilmazia, êta povinho ruim o tupinambá, meu Santo Expedito!

Agora, com Michel Miguel Elias Temer Lulia – não estou de gozação, não, senhores, o homem é Lulia de berço, provavelmente por parte de pai, sim, perguntem em Tietê, onde ele nasceu há exatos 69 anos (ai, não estou de gozação de novo, juro!), a bonequinha terrorista tem pois, uma plêiade de opções para nomear a chapa, todas muito sonoras e com grande potencial de aceitação: Dilmer, Diltemer, Dilmelias, Dilchel, Dilguel, Dillulia, Dilmimi, Dilmiche, Dilmachel... Bonito, heim? E se ela resolver adotar seu doce sobrenome, Rousseff, aumentam as possibilidades: Roumi, Rouchel, Roumer, Roulias...

Lady Dil deve estar babando de alegria com o novo companheiro de chapa, ela, que conseguiu vencer uma adversária do calibre da jornalista Glória Maria no concurso Miss Simpatia do Século, vai fazer parceria incrível com sujeito tão simpático e descolado quanto Michel Temer, o marido da Miss Paulínia. Ou seja, deve estar apostando que Dona Marcela Temer, do alto de seus 26 aninhos e de posse da faixa e do cetro referentes, consiga dar ao palanque da dupla a aura de embelezamento que esses eventos pedem, afinal nem só de política vive a democracia, Jeanny Mary Corner que o diga! Ademais, neste país bastante apegado ao visual, ainda sobrevive a máxima do poetinha: “beleza é fundamental”. Se bem que, fosse vivo hoje e Vinicius teria de enfrentar o politicamente correto de fachada, haveria de ser um perereco...

Por falar em visual, um aparte.

Por esses dias, andei pensando no cabeleireiro Celso Kamura – cabeleireiro, não, xô burrice e pobreza – hair stylist, que a Zelite não vai a salão, frequenta coiffeurs, ok? Pois bem. Esse Kamura, pobrezinho, era o profissional responsável pelas madeixas loiras e ralíssimas de Madame Relaxa e Goza, talvez ainda o seja, não sei, mas imagino a dureza... Portanto, eu já pressentia que o PT tinha planos de arrasar com a vida profissional do japonês de longos cabelos, mas agora, me bate a certeza absoluta! Pois eis que ele foi escalado para colocar escovas, tesouras e tintas a serviço do visual capilar do capacetão de Dilma Rousseff, minha Santa Efigênia do Viaduto!!!! Tudo indica ter sido sugestão de Martox, que recomendou o rapaz à companhêra, donde eu também suspeito que talvez haja projeto petista para criar uma série de clones da sexóloga – já temos Dona Marisa, primeira-cópia, fidelíssima. De qualquer forma, a ideia é acabar com o Kamura, podem apostar, coitado, que cruz!

Voltando a Michel Temer...

Só para efeito de afirmação da biografia do candidato a vice, a Operação Castelo de Areia descobriu que seu nome foi citado 21 vezes em relatório de listas paralelas de contabilidade da empresa Camargo Corrêa. Em espécie, o total de lançamentos em seu nome passa dos R$ 340 mil, mas felizmente ele nega, aleluia, hosana nas alturas, Deus é Pai! Suspeito que possa ser um homônimo ou sacanagem mesmo, porque no Brasil, afinal, nunca houve cambalachos de políticos com empreiteiras, não entendo de onde tiram essas barbaridades, credo, ainda bem que Temer foi duro:

“Isso é uma infâmia”, disse veementemente com o semblante plastificado.

Parágrafo para rápida e esclarecedora manifestação de Infâmia da Silva, que vem a ser prima-irmã da já conhecida Hipocrisia da Silva (quem não se lembrar dela, pode ler sua declaração neste mesmo site, dada à imprensa depois que ela foi citada por V. Exa. Metalurgíssima em um de seus muitos memoráveis discursos)-:

“Desde quando?! Nem sei quem é esse cara, faça-me o favor! Estão me confundindo com minha prima-irmã, Hipocrisia, ela sim, é íntima desse pessoal, eu não, porque os políticos acabaram por me deturpar completamente a essência, eles são autoimunes ao meu contato e me desconhecem a intimidade do contexto. Portanto, esclareço que não conheço seu Michel, a gente não tem relacionamento nenhum. E ponto. É favor me incluir fora dessa, fui!”

Ainda para lapidar mais um pouco a biografia do vice da Karadekatraia, recentemente ele fez turismo com a mulher e alguns parentes na Bahia, com passagens pagas pela Câmara. Felizmente, esclareceu que nunca ninguém havia dito que isso não era permitido (da mesma forma que ninguém jamais comentou ser proibido ficar pelado nas igrejas, dando licença para que os fiéis arranquem os trajes dentro dos templos, a história está cheia de exemplos), de sorte que não pecou, só fez igual a todo mundo. Ainda assim, prometeu rever o uso das passagens aéreas, blá, blá, blá... Isso é passado e águas passadas não movem moinhos, mas sabe como são as coisas... As passagens continuam em atividade e ainda mandaram sua assessora de imprensa, Sopah Nomel, falar por elas:

“Muito cuidado com essa mania de atirar pedras, porque minhas clientes fazem parte do sistema. E o sistema é esse mesmo, todo mundo viajou e levou parentes, amigos, amantes, companheiros; as empresas foram pagas, todos aproveitaram bem e fim, nada de sobressaltos. Passagens são feitas para viagens, claro está. Além disso, a Bahia é de todos os santos, não convém ficar cutucando o acarajé com vara curta, porque até Jorge Amado pode deixar o descanso eterno e se insurgir contra quem mete seu Estado no rolo. De repente, Yemanjá joga um ebó fortíssimo nesses maledicentes, heim... Depois, não venham reclamar da vida. Minhas clientes cumpriram seu papel. Agora, pagar a conta é obrigação, alguém tem de pagar! Informo que pediremos altas quantias de indenização por danos morais, constrangimentos e perdas de diversos tipos, se continuarem a falar no assunto. Nada mais a declarar, até porque o avião para Nova York vai sair e elas têm de trabalhar”.

PT & PMDB, juntos de olho no pudê – nunca antes neste país, você viu o que você vai ver, você vai ver só, vota neles p’ra você ver...!

DOCA publicou esta crônica em http://www.papolivre.com.br