sábado, 10 de outubro de 2009

LULA EM ESTOCOLMO



A explicação oficial dada ao ferimento do presidente Lula, um corte profundo na mão, que demandou cinco pontos, não engana ninguém. Alguém pode acreditar que um presidente de república, hospedado numa suite de um hotel de luxo, como o Grand Hotel de Estocolmo, na Suécia, iria pegar ferramentas(?) para consertar uma torneira estragada? A explicação verdadeira fica para sua imaginação!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

VOCÊ JÁ COMEÇOU A PAGAR A CONTA!

Manchetes nos jornais de hoje nos dão conta que o governo vai reter R$ 3 bi do Imposto de Renda que deveria ser devolvido até Dezembro. Isto para compensar a arrecadação menor deste ano causada pela "marolinha". Há dias a mãe do PAC e do Pré-Sal e agora também da Olimpíada-Rio 2016, coração de mãe não tem tamanho, alegou que o governo tem muitos recursos para bancar a festa. E depois dizem que a classe média só serve para reclamar!

FUNDO 157

Não custa tentar, de repente tem uma graninha extra:
*Fundo 157*
*Basta digitar o seu CPF.*
Consulte, verifique e repasse para seus amigos e parentes.
* Simples e fácil. Quem pagou IR (imposto de renda) entre **1967 e **1983, teve a opção de investir parte do valor a recolher no chamado Fundo 157 de várias instituições financeiras. * Há um saldo não reclamado de 500 milhões.
Se for seu caso:*
1- Acesse * *http://www.cvm.gov.br/ *
2- Role a tela até 'Acesso Rápido
3- Clique em 'Consulta Fundo 157'
4- Digite seu CPF 5- Veja em que Banco está o seu dinheiro. Quem tem mais de 40 anos com certeza tem dinheiro retido caso não tenha retirado. Se não for seu caso, avise seus parentes e amigos.
OBS: atente para a informação que diz que os dados são de abril/1996 e que se você já efetuou o saque não tem mais nada a receber.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

E LA NAVE VÁ... DOCA RAMOS MELLO


Alegrias, alegrias...
Ganhamos as Olimpíadas, urruuu! V. Exa. Metalurgíssima encheu os olhinhos cúpidos de lágrimas, naturalmente já se antevendo sentado à mão direita do Todo Poderoso e de lá governando o mundo em 2016, ele merece! O Rio de Janeiro continua lindo e podemos ter certeza de que também a grande empresa nacional de produtos viciantes, a Fernandinho Beira-Mar, Marcola, PCC & Associados, dará total apoio ao evento, de modo que nada empanará o brilho das competições. Até mesmo o capo Abadia, ainda que da distante mansão de segurança máxima americana onde vive, pelo declarado afeto que tem por nós, brasileiros, já ofertou alguns bens de grife para serem leiloados a fim de arrecadar dinheiro para as obras necessárias, cooperando de forma substancial com o engrandecimento da festa. Todo mundo sabe que, se não combinar com os russos, como disse Garrincha um dia, vai tudo p’ro buraco, portanto desde já façamos um esforço nas negociações, ok?
Pausa para elogio. Eu fiquei encantada com a criatividade de V. Exa. Metalugíssima, a sacada do filho de Dona Lindu, quando em seu discurso pró-Rio ele disse “sim, nós podemos”, ai, nunca antes neste mundo.... O cabra é o máximo, que orgulho!
Quanto às críticas em relação aos gastos para as Olimpíadas, sob os argumentos de que a saúde vai mal, a educação está ‘capenga’ – para usar mais uma expressão cunhada pelo guru sertanejo -, a segurança anda mal das pernas, dos braços, do abdome, do tórax, da cabeça, etc., etc., etc., francamente, pessoal! E desde quando em casa de pobre não se faz ao menos um bolinho para comemorações relevantes? Além disso, só em pensar no lucro que as providências vão dar... Basta comparar com os Jogos Pan-Americanos e ver que muita gente há de melhorar sua qualidade de vida e condição social, haverá mesmo quem salte da categoria Quase Indigente para a classe Athina Onassis. E isso não é maravilhoso?!
Então, mãos à obra. Literalmente. E vamos deixar o baixo astral fora dessa jogada. E das boladas, inclusive aquelas nas nossas costas, hehehe...
Já em São Paulo, nós, paulistas, temos de nos ajoelhar diante de V. Exa. Metalurgíssima que, despojado de tudo que não seja o amor pelo Estado mais progressista da federação, nos oferece duas opções simplesmente espetaculares: Ciro Gomes ou Palocci. Ara, ara, ara, e ainda há quem diga que o cabra tem certa mágoa dos paulistas por conta de não conseguir nos passar o mel das eleições na boca das crianças, imagine... Assim fosse e não estaria se empenhando para botar na cadeira de Serra um desses seus amigos, é ou não é?
O marido da favorita é um doce de pessoa, Dona Maria, sua santa mãezinha que, dia desses viajou para Nova York confortavelmente à nossa custa, não me deixa mentir. Além disso, é bonitão, para nos compensar da feiura de José Serra, eis que beleza, já disse o poeta, é fundamental e Ciro, a esse quesito importantíssimo, junta ainda o item celebridade, afinal tem por companheira a vilã da novela das oito da Globo. Quanto a dizerem que a moça tenha feito cursinho com ele para ser malvada, já é exagero, gente, por favor. E o arauto de Sobral deu para frisar ser de Pindamonhangaba, minha terra natal querida, fazendo um esforço notável para ter alguma afinidade com os paulistas em geral. Inteligentíssimo, disse que em três meses fica íntimo do nosso Estado e sabendo de tudo que precisamos nós. Rãm-rãm... Nesses sentidos, dois apartes: 1. alguém deveria explicar a Ciro que filho de gato que nasce em forno não é biscoito; 2. Tu não conhece a grandeza de São Paulo, companhêro!!!!
Na verdade, podemos ficar despreocupados porque Ciro gosta mesmo é de muvuca, pois depois essa mesma muvuca lhe garante um bom cargo. Foi assim nas eleições presidenciais, quando era oposição a V. Exa. Metalurgíssima e dizia que “votar em Lula era mandar o Brasil para um buraco negro que ninguém sabia onde ia dar”. Derrotado, depois das eleições arrumou uma potentíssima lanterna, com a qual iluminou a caverna, ao menos sobre a mesa de ministro que descolou com o filósofo de Garanhuns, e foi cantar em outra freguesia, onde encontrou um coro afinado e adorou o repertório escolhido, de modo que ainda é tenor apreciado por lá.
Palocci.
Ai, o Palocci.
O moço da República de Ribeirão Preto, o homem do rolo do lixo e da merenda, o inocente no caso do Quase Indigente caseiro, o sujeito dos mais de vinte processos na Justiça, tem a língua presa como convém ao sindicalismo tupiniquim e é amigo de Jeanny Mary Corner, a “promoter” de Brasília. São credenciais relevantes e nós, paulistas, sabemos que V. Exa. Metalurgíssima só faz a indicação de Palocci porque deseja o nosso bem, sejamos gratos. Com certeza o indicado do cabra já tem pronto um projeto para montar aqui a República dos Bandeirantes, claro.
Ou seja: São Paulo não pode parar e nem o cabra deseja que pare, só quer que se curve um pouco, o suficiente para encostar a cara na estrela que reluz no lodo.
No mais, chá-chá-chá-Chalita mostra sua cara de bom moço religioso. Com ela, pretende maquiar o péssimo secretário da educação que já foi tarde, na crença de que topete finamente arranjado, boniteza e louvado-seja-nosso-Senhor-Jesus-Cristo devam alçá-lo a cadeiras de espaldares mais altos que os daquelas em que já se sentou confortavelmente antes e meio por acaso. Agora, sem padrinho, do qual acredita não necessitar para mais nada nessa vida política nacional tão ideológica e prenhe de fidelidade de todos os tipos. Voa, Chalita! Mas, tome cuidado porque as pistas de pouso podem estar esburacadas.
E finalmente, um bom conselho. Que Roman Polanski peça abrigo, asilo, bolsa-cineasta, casa, comida, uísque, mulheres, festas, cidadania, publicidade, diretoria e roupa lavada neste nosso Brasil, onde sabemos valorizar assassinos, estupradores, corruptos, pedófilos, ladrões, estelionatários, fichas sujas e assemelhados, como nunca antes neste planeta...

Doca postou esta crônica em:
http://www.papolivre.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

AS TRÊS MENTIRAS DE CUBA


Segunda-feira, 5 de Outubro de 2009

As três mentiras de Cuba
Entrevista Yoani Sánchez

Alejandro Ernesto/EFE
A blogueira cubana diz que as chamadas "conquistas da revolução" são ummito e que só quem nunca morou na ilha pode ter admiração por seu regime
Duda Teixeira "Convido quem vê Cuba como um exemplo a vir para cá, sentir na pele como vivemos"
A cubana Yoani Sánchez, 34 anos, foi convidada a falar no Senado brasileiro e a comparecer ao lançamento de seu livro De Cuba, com Carinho (Contexto), em São Paulo. A obra, que chega às livrarias neste fim de semana, é uma coletânea de textos publicados por ela no blog Generación Y, o primeiro a ser criado em Cuba. Na internet, Yoani discorre livremente sobre o cotidiano do povo cubano, a ausência de liberdade e a escassez de gêneros de primeira necessidade – mas, bloqueado pelo governo, seu blog (desdecuba.com/generaciony) só pode ser acessado fora da ilha. Sua vinda ao Brasil, na segunda quinzena de outubro, depende de improvável permissão do governo cubano. Nos últimos doze meses, ela solicitou visto de saída em dez ocasiões para atender a convites no exterior. O visto foi negado em três delas. Nas demais, os trâmites burocráticos demoraram tanto que ela desistiu. Com 1,64 metro e 49 quilos, Yoani é formada em letras e vive em Havana com o filho e o marido. Ela conversou com VEJA pelo celular. Em discurso a respeito do seu pedido de visto, o senador Eduardo Suplicy citou o que considera três conquistas da revolução cubana: a alfabetização, o aumento da expectativa de vida e a medicina de qualidade. Se pudesse, o que você diria sobre isso em Brasília?Eu diria que os laços entre países não devem ocorrer apenas entre governantes ou diplomatas. Quando se trata de Cuba, as estatísticas oficiais divulgadas pelas nossas embaixadas não podem ser levadas a sério. Sou defensora da diplomacia popular, aquela que se inteira da realidade diretamente com o cidadão. Não sou uma analista política. Não sou especialista em nenhum tema. Não sou diplomata. Simplesmente vivo e conheço a realidade do meu país. Aqueles que roubam o estado, que recebem dinheiro enviado por parentes do exterior ou fazem trabalhos ilegais vivem melhor que os demais. Uma pessoa que escreve em um blog pode ser condenada sob a acusação de fazer propaganda inimiga. Os outros países não podem repercutir o clichê de que Cuba é uma ilha de música e rum. É preciso olhar para o cidadão. Aqui, nós vivemos e morremos todos os dias."Sou totalmente contra o embargo. Não porque ache que as coisas seriam muito diferentes se ele deixasse de existir, e sim porque seu fim acabaria com o argumento oficial de que vivemos em uma praça sitiada e, por causa disso, o povo deve aceitar as mazelas cubanas"Mas é verdade que 99,8% da população cubana é alfabetizada?Antes da revolução, nosso país já ostentava um dos menores índices de analfabetismo da América Latina. Uma das primeiras ações do governo autoritário de Fidel Castro foi ensinar o restante da população a ler e escrever. A questão principal hoje não é a taxa de alfabetização, e sim o que vamos ler depois que aprendemos. A censura controla totalmente o que passa diante de nossos olhos. E isso começa muito cedo. As cartilhas usadas na alfabetização só falam da guerrilha em Sierra Maestra ou do assalto ao quartel de Moncada pelos guerrilheiros barbudos. Meu filho tem 14 anos. Na sala de aula dele há seis fotos de Fidel Castro. Tudo o que se ensina nas escolas é o marxismo, o leninismo, essas coisas. Não se sabe o que acontece no resto do mundo. A primeira vez que vi imagens da queda do Muro de Berlim foi em 1999, dez anos depois de ela ter ocorrido. Foi num videocassete que um amigo trouxe clandestinamente. Para assistir às imagens do homem pisando na Lua, foi necessário esperar vinte anos.A expectativa de vida realmente aumentou?É uma estatística oficial, sem comprovação, que não resistiria a um questionamento mínimo feito por uma imprensa livre. Pelo que vejo nas ruas, é difícil acreditar que os cubanos possam sobreviver tantos anos. Os idosos estão em estado deplorável. Há uma avalanche de dados que poderiam ilustrar o que digo, mas estes nunca são divulgados. Jamais fomos informados sobre o número de pessoas que fogem da ilha a cada ano. Ninguém sabe qual é o índice de abortos, talvez o mais alto da América Latina. Os divórcios são inúmeros, motivados pelas carências habitacionais. Como há cinquenta anos quase não se constroem casas, é normal que três gerações de cubanos dividam uma mesma residência, o que acaba com a privacidade de qualquer casal. Também nunca se falou do número de suicídios, um dos mais altos do mundo. Cuba tem mesmo uma medicina avançada?O país construiu hospitais e formou médicos de boa qualidade na época em que recebia petróleo e subsídios soviéticos. Com o fim da União Soviética, tudo isso acabou. O salário mensal de um cirurgião não passa de 60 reais. A profissão de médico é hoje a que menos pode garantir uma vida decente e cômoda. A carência nos hospitais é trágica. Quando um doente é internado, todos os seus familiares migram para o hospital. Precisam levar tudo: roupa de cama, ventilador, balde para dar banho no paciente e descarregar a privada, travesseiro, toalha, desinfetante para limpar o banheiro e inseticida para as baratas. Eles não devem esquecer também os remédios e outras coisas que irão necessitar.
Postado por Marverde - Blog da Resistência Democrática às 05:45

domingo, 4 de outubro de 2009

HONDURAS, GOVERNO GOLPISTA?

Interessante como a mídia, nosso governo e o Itamaraty principalmente, chamam o governo Micheletti de golpista, mesmo depois de um dos principais juristas do pais, Dalmo de Abreu Dalari, petista declarado, assim como outros, haver dado um parecer que não deixa dúvidas sobre a legitimidade do novo governo hondurenho. A própria Folha da qual o jurista é colunista e que publicou o parecer continua insistindo no erro, inclusive declarando que como Micheletti não foi reconhecido por outros países ele não é legal, como se a legalidade estivesse no reconhecimento e não nas leis vigentes no pais, no caso a Constituição de Honduras. E não é só a Folha, outros jornais também, talvez por estarem na folha de pagamento de Lulla, o fundador do Fórum de São Paulo e bolivariano declarado, assim como a maioria dos membros do Unasul que fizeram campanha para a volta de Zelaya numa flagrante intromissão em assuntos internos de outros países. Interessante também a declaração de nosso ministro Celso Amorim afirmando que em Honduras está sendo jogada a sorte da democracia na América do Sul. Então tá!

DILMA: TODOS OS RECURSOS...

Com a escolha do Rio de Janeiro para sede da Olimpíada 2016, escancaram-se as portas dos cofres do governo federal:
TODOS OS RECURSOS"Vamos fazer a melhor Olimpíada de todos os tempos. O Brasil tem outras fontes de financiamento [além do BNDES], e vamos usar todas. O governo federal não faltará, vamos usar todos os recursos que o Brasil tem, e temos muitos"
DILMA ROUSSEFF - 03/10/2009 na Folha

Se existem tantos recursos assim nas burras do governo por que então nosso querido presidente insiste na CSS?

CONSTITUIÇÃO DE HONDURAS JUSTIFICA DEPOSIÇÃO DE ZELAYA

O texto abaixo é de um petista!

FOLHA DE SÃO PAULO - sábado, 03 de outubro de 2009
ANÁLISE Constituição justifica a deposição de Zelaya
DALMO DE ABREU DALLARI ESPECIAL PARA A FOLHA
No Estado democrático de Direito, o respeito às normas constitucionais é absolutamente necessário, e não deverá ser tolerada qualquer tentativa de fazer o que elas proíbem, pois, muito mais do que simples aparato formal, a Constituição autêntica é o conjunto das normas fundamentais do sistema político e jurídico, e obedecê-la integralmente é requisito indispensável para que o sistema seja democrático. Todos, governados e governantes, estão obrigados a respeitar a Constituição, ficando sujeitos à punição legalmente prevista caso pratiquem atos visando, direta ou indiretamente, introduzir emendas que a própria Constituição não admite que sejam propostas. Normalidade constitucional e normalidade democrática são inseparáveis. Para correta avaliação do caso de Honduras, é importante procurar conhecer com objetividade os fatos que lá ocorreram recentemente, as decisões tomadas e sua conformidade com as disposições da Constituição hondurenha. Conforme noticiou a imprensa, a Suprema Corte decidiu destituir em 28 de junho o presidente da República, Manuel Zelaya, e, depois disso, solicitou o apoio do Exército para garantir o cumprimento de sua decisão. Agindo com exagerado rigor, os militares foram à residência do presidente destituído e forçaram-no a sair de casa como estava, de pijama, colocando-o num avião que o transportou para a Costa Rica. Em seguida o Congresso Nacional empossou na Presidência da República, na condição de presidente interino, o presidente do Congresso Nacional, Roberto Micheletti. Para avaliar a significação desses fatos, é necessário ter em conta as disposições constitucionais aplicáveis a todo esse conjunto de circunstâncias. A destituição do presidente pela Suprema Corte e a posse dada ao presidente do Congresso Nacional estão de acordo com a Constituição hondurenha? O presidente destituído pretendia realizar naquele 28 de junho uma consulta pública sobre sua pretensão de mudar a Constituição, num sentido que abriria a possibilidade de reeleição do presidente da República. Ressalte-se que a Constituição de Honduras estabelece expressamente, no artigo 4º, que a alternância no exercício da Presidência da República é obrigatória. E, pelo disposto no artigo 239, o cidadão que tiver desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou vice-presidente no período imediato. Além disso, a Constituição não se limita a estabelecer a proibição de reeleição, mas no mesmo artigo está expresso que quem contrariar essa disposição ou propuser sua reforma será imediatamente destituído de seu cargo e ficará inabilitado por dez anos para o exercício de qualquer função pública. Reforçando essa proibição, dispõe ainda a Constituição, no artigo 374, que não poderão ser reformados, em caso algum, os artigos constitucionais que se referem à proibição de ser novamente presidente. Essa é uma cláusula pétrea da Constituição. Ainda mais, para obstar a consulta foi aprovada uma lei pelo Congresso Nacional proibindo consultas populares 180 dias antes e depois das eleições, estando estas já convocadas para o mês de novembro desde o ano passado. Sucessão legalFoi com base nesses dispositivos expressos da Constituição que a Suprema Corte considerou inconstitucional a consulta convocada pelo presidente da República e fez a aplicação do disposto no artigo 239, afastando-o do cargo. É importante assinalar que a Constituição de Honduras é omissa quanto ao processo de destituição de quem atentar contra ela. Só se dispõe que são da competência da Corte Superior de Justiça os processos instaurados contra o presidente da República, estando aí compreendida a possibilidade formal de destituição do cargo, prevista no artigo 239. Quanto à entrega da Presidência ao atual presidente em exercício, Roberto Micheletti, também existe previsão constitucional. De acordo com o disposto no artigo 242, na falta do presidente e do vice-presidente da República, a chefia do Poder Executivo será exercida pelo presidente do Congresso Nacional. Com a destituição de Zelaya ocorreu essa hipótese, pois o vice-presidente Elvin Santos já havia renunciado ao mandato em dezembro de 2008 para poder candidatar-se à Presidência da República nas eleições de novembro. Assim, pois, é juridicamente errado qualificar o governo do presidente em exercício Roberto Micheletti como "governo de facto", pois ele assumiu o cargo com rigorosa obediência aos preceitos constitucionais. Em conclusão, foi absurda e ilegal a violência dos militares na retirada forçada de Zelaya do território de Honduras, mas é certo que naquele momento ele já não era o Presidente da República, pois havia sido destituído por decisão da Corte Suprema. E o cargo foi entregue ao sucessor legal.
DALMO DE ABREU DALLARI, 78, é professor emérito da Faculdade de Direito da USP. Foi secretário de Negócios Jurídicos do município de São Paulo (gestão Erundina).