sábado, 8 de maio de 2010

POLÍTICA E POLITICALHA - MARA MONTEZUMA ASSAF

Assisti num filmete Lula elogiando o tratamento humano e até amistoso que o então delegado Romeu Tuma teve para com ele quando, nos anos 80, passou uns dias na prisão. Já havia empatia entre ambos desde lá. Mais recentemente, Romeu Tuma , já senador da República, migrou do DEM para o PTB para melhor colaborar com o governo Lula como aliado. O passo seguinte foi a nomeação de seu filho,Tuma Junior, para a Secretaria Nacional de Justiça, cujas atribuições vão desde investigar contas de brasileiros no exterior quanto a assuntos referentes à naturalização de estrangeiros. No exercício de suas funções Tuma Junior foi acusado - em 2007 - de desmantelar, por interesses políticos o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica, em evidente ato de politização deste órgão. Dois casos recentes demonstram o serviço prestado ao governo Lula por Tuma Junior: ele foi um dos destinatários do dossiê das supostas contas no exterior do arquiinimigo de Lula Se nador Marconi Perillo...e agora seu nome aparece envolvido com o chefe da máfia chinesa Paulo Li, que, ao que se depreende das gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal , o "influenciou" para que pressionasse no Congresso a aprovação da anistia para imigrantes ilegais. Em contrapartida Tuma Junior encomenda através de Li ,por telefone , de celular e computador até videogames.
Conclusão: em última instância um mafioso contrabandista chines já legislou no Congresso ! E Paulo Li, que em cartões de visita se apresenta como "assessor especial" da Secretaria Nacional de Justiça, ainda foi à cerimônia em que a lei de anistia ao imigrante ilegal foi sancionada, tirando foto ao lado do presidente Lula.
Este é o crime organizado acessando o poder .

Mara Montezuma Assaf - POR E-MAIL


sexta-feira, 7 de maio de 2010

LULLA E OS APOSENTADOS, PROBLEMA DE MEMÓRIA?

Quando candidato, Lulla prometeu elevar o aposentado brasileiro aos patamares europeus. Como sempre, uma promessa vã, esquecida tão logo foi eleito. Agora pretende vetar até um mísero aumento de 7% já aprovado pelo congresso. É isto ai, nada como fazer promessas mirabolantes para ser eleito.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

LULLA QUESTIONA O REGULAMENTO...

O presidente Lula apareceu na televisão para criticar o regulamento da Libertadores que desclassificou o Corinthians, embora o time tenha vencido o Flamengo por 2 x 1 e perdido anteriormente no Rio por 1 x 0. Ele disse que ficou 2 x 2. -"Que regulamento é este?" Perguntou. Ora senhor presidente, este é o regulamento do campeonato, gol no campo adversário serve para desempate. Para quem não é acostumado a cumprir as regras do jogo... Vejam a propaganda antecipada e ilegal de sua candidata!
Publicada: Folha de São Paulo 07/05/2010

VÔO 447 DA AIR FRANCE

Há cerca de um ano, Lulla, num arroubo de megalomania, afirmou para a imprensa internacional que um país que havia descoberto petróleo a mais de 6 km de profundidade no mar (Poço do Pré-Sal), não teria dificuldades em localizar os restos do airbus do vôo 447 da Air France e suas respectivas caixas-pretas (que na verdade são amarelas), e que caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, no dia 31 de maio de 2009. Até hoje, nada de caixas-pretas. Agora, a Marinha francesa informou que as tais caixas foram localizadas. Vamos ver se é verdade e se, finalmente, se descubra as causas do acidente.
Publicada no Diário da Manhã GO em 07/05/2010

LIGAÇÕES PERIGOSAS

Creio que para ser um alto funcionário da Justiça o cidadão deve ter, pelo menos, uma ficha impecável. Se bem que não parece ser esta a tônica na escolha dos membros do alto escalão deste governo. Um após outro, ministros poderosos já caíram, agora o secretário nacional da Justiça, Romeu Tuma Júnior, aparece numa investigação da Polícia Federal envolvido com o chinês Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li, que é apontado com um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo, para outros é apenas um pequeno traficante. Acontece que o citado personagem, ao ser preso por Agentes Federais, telefonou, na frente dos mesmos, para o secretário Tuma Júnior. Em qualquer pais medianamente civilizado e onde campeie a ética, o funcionário seria sumariamente demitido, investigado e punido com rigor se fosse culpado. Infelizmente não é o que acontece em nosso querido Brasil...

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - MARA MONTEZUMA ASSAF


A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está comemorando dez anos de sua promulgação, o que significam dez anos de inflação sob controle. O Plano Real só deu certo porque com ela o controle da dívida pública dos Estados e Municípios foi possível, e com isso as metas de inflação puderam ser cumpridas. É um legado importantíssimo do governo de FHC. Graças às medidas que foram forjadas ainda no governo FHC, como o Plano Real e a LRF, é que o Brasil conseguiu se sair bem diante da crise econômica mundial que ainda está derrubando muitas economias na Europa. Vale lembrar que o PT irresponsavelmente votou contra o Plano Real e contra a promulgação da LRF, numa evidente demonstração de falta de espírito público ,não se interessando em dar sua contribuição para superar a crise inflacionária que na época devastava nossa economia . Entretanto, o ministro Mantega ontem afirmou que o Executivo não pode ficar sujeito às limitações da LRF, porque "isso engessaria a União", que o governo ficaria sem maleabilidade suficiente para enfrentar situações imprevistas como uma guerra, uma crise cambial etc...Por certo o ministro Mantega não ignora que esta lei já prevê medidas de escape para serem usadas em momentos ou durante eventos excepcionais , mas não custa fazê-lo ciente de que nós também sabemos disso. Desta forma, o ministro Mantega está sugerindo que o presidente não pode ficar submisso à lei e que pode afrontá-la? Quem sabe um caminho mais democrático não seria se o ministro ao menos enviasse uma emenda ao Congresso para que este "acomodasse" a lei às prementes necessidades do presidente Lula neste ano eleitoral? A desobediência legal será uma prerrogativa do poder Executivo na visão de um governo petista? A verdade é que a dívida pública do governo cresceu no último ano de maneira assustadora... mas camuflada, pois a dívida bruta está bem escondida atrás do biombo da dívida líquida. Mas sabe-se que ela já passa de 60% do PIB quando há 10 anos atrás era de cerca de 15%. Pelo andar da carruagem, eu fico me perguntando qual o caixa que sobrará para o próximo governante...

Mara Montezuma Assaf(São Paulo) por e-mail
Imagem: blog do Firmino Caetano - http://blogdofirminojunior.blogspot.com/

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROJETO FICHA LIMPA, SERÁ QUE PASSA?

Esperemos que os senhores deputados tenham a dignidade de aprovar o chamado "Projeto Ficha Limpa", todavia, forçoso é entender que isto não vai ser fácil, pois mais de 40% dos atuais deputados seriam impedidos de se candidatar caso o projeto passe como está. Certamente muitas modificações serão feitas preservando os interessados em deixar que as coisas permaneçam como estão. No Senado não é diferente. Já o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que o projeto, se passar, só valerá para a próxima eleição. Só nos resta esperar...
Publicado: Diário da Manha GO - 09/05/2010

TOMA LÁ, DÁ CÁ!

Segundo denúncia da Folha de São Paulo, a empreiteira UCT Engenharia, faz uma doação mensal ao Diretório do PT em São Paulo no valor de R$ 100 mil desde de 2009. Interessante que esta mesma empreiteira foi escolhida por convite para um contrato de R$ 114 milhões com a Petrobrás. A direção do PT alega que a doação é legal... Não é muita coincidência?

terça-feira, 4 de maio de 2010

MARCHA DA MACONHA

Com proteção da justiça foi efetuada a Marcha da Maconha, no último sábado, em várias cidades. No Rio de Janeiro, com "habeas-corpus", não foi diferente. Junto com outras 300 pessoas mais ou menos, o ex-ministro Carlos Minc, fez a apologia da droga, gritando contra as leis que a proíbem. Num evidente contra-censo em sua sentença o juiz esclarece ainda que é proibido usar e incentivar o uso da substância entorpecente. Contudo, o ex-ministro e sua turma gritavam o refrão - "sou maconheiro com muito orgulho, muito amor". Se isto não é apologia... Como disse um cronista- "Os traficantes adoraram".
Publicado Jornal Destak - RJ em 05/05/2010

SUPERFATURAMENTO

O Ministério do Esporte é acusado no Tribunal de Contas da União de um superfaturamento de 1.600% no Pan do Rio 2007. Imaginem agora, com a Copa do Mundo de 2014 mais a Olimpíada quanto de superfaturamento ocorrerá. A pergunta que fica: como fica? Ninguém é punido, ninguém devolve o dinheiro superfaturado? O que será feito para evitar que novos e absurdos superfaturamentos e desvios de verba ocorram? Sem punição, não há Lei.
Publicado: Jornal o Dia RJ em 05/05/2010 e Jornal do Grande ABC em 10/05/2010

MÃE DO PAC: DADIVOSA OU CASTRADORA - MARIA LÚCIA VICTOR BARBOSA



Durante muitos anos o PT construiu, retocou e inflou uma única figura com o propósito de se alçar junto com ela ao poder mais alto da República. Tratava-se do sindicalista Luiz Inácio da Silva que, posteriormente, adicionou ao seu nome o apelido Lula.

Nordestino que ser fez politicamente em São Paulo, homem de origem simples, parco em letras, mas dotado de exuberante verborragia e linguajar popularesco era a imagem ideal a se encaixar num partido que se dizia de esquerda. E, assim, nasceu o mito do representante dos pobres e oprimidos no papel de salvador da pátria, do “proletário” versus o patrão explorador, do paladino da luta de classes.

Depois de breve passagem pela elite da classe operária como metalúrgico Luiz Inácio passou viver de política sem grandes problemas de sobrevivência, pois até casa um companheiro lhe fornecia.

O PT logrou eleger seu “proletário” deputado federal, cujo desempenho foi medíocre. Mas a meta era mais ambiciosa e, finalmente, na quarta eleição presidencial, a cúpula sindicalista do PT foi ao paraíso. Para trás ficou a ideologia, a classe operária, a propalada ética. Se tinha vindo para mudar o PT fez igual ou pior do que os governos anteriores que duramente criticara. Tornou-se como os demais um partido não de esquerda ou de direita, mas do lado de cima. E o deslumbramento foi tanto que um a um de seus quadros, que poderia suceder ao salvador da pátria ao término de seus mandatos, despencou sob o peso de pesadas denúncias carregadas de escândalo de corrupção.

Sem sucessor a criatura dominou o criador. Já não era Luiz Inácio que dependia do PT para existir, mas, sim, os petistas é que estavam ligados de forma inexorável á única pessoa capaz de manter privilégios alcançados e intrinsecamente ligados ao poder. Desse modo, fez-se a obediência total ao “líder” com algumas cenas de servilismo total e abjeto.

Sem alternativas dentro do partido, Luiz Inácio impôs a candidatura de Dilma Rousseff, sucessora na Casa Civil do todo-poderoso José Dirceu que poderia ter sido o candidato ideal após o período Luiz Inácio. Contudo, como outros companheiros, José Dirceu, chamado por uma autoridade do Judiciário de “chefe da quadrilha do mensalão” e deputado cassado foi obrigado a se recolher em atividades de cunho particular sem, é claro, abrir mão do comando à sombra.

Mulher por mulher para ser presidente, o plano petista possivelmente havia previsto Marta Suplicy. Porém, Marta perdera duas vezes as eleições para prefeita de São Paulo e pior, nas duas vezes fora em vão apoiada por Luiz Inácio. Então, algum marqueteiro inspirado soprou nas orelhas presidenciais que sobrara Dilma Rousseff. Que fosse ela a escolhida para formar o par perfeito com o pai dadivoso e amantíssimo, uma espécie de santificado padim padi Ciço. Pai e mãe, que mais poderia agradar tanto ao povo criança do Brasil, que sente a necessidade de ser tutelado? E assim nasceu a imagem da mãe do PAC.

Se a estratégia de conquistar votos em si foi boa, a teoria na prática é outra. Vestir na mulher de fala dura e arrogante, modos viris, carranca denotando constante mau humor a fantasia do eterno feminino de doçura, tolerância e sedução, era tarefa que nem Duda Mendonça, que esculpiu o “Lulinha de paz e amor”, seria capaz de fazer.

Além do mais, existe uma ambigüidade na figura materna, que foi bem analisada por Gérard Mendel na obra La Revolte contre le pére, une introduction à la sociopsychanalyse. Menciona o autor “a mãe arcaica, fonte de todos os dons, mas também de todos os males (a mãe cruel, Medéia devoradora dos filhos)... Essa mãe é, portanto, castradora”.

Por suas atitudes e palavreado, pela falta de empatia, Dilma está mais para Medéia. Então, para ocultar a verdadeira personalidade da candidata presidencial os marqueteiros tentam fazer dela a sombra do pai patriarcal, Luiz Inácio, a mulher submissa ao seu senhor, aquela que vive em função dele, que o chama de chefe, que não diz duas palavras sem mencioná-lo, enfim, uma criatura despersonalizada.

Ao mesmo tempo, Rousseff seria uma cópia feminina do pai Lula, típico machão latino-americano que faz sucesso dizendo palavrão, contando piadas pesadas, gracejando o tempo todo como se o Brasil fosse um enorme bar onde ele se sentisse à vontade entre companheiros.

Nessa caricatura de si mesma Dilma Rousseff parece perdida, vacilante, confusa, passando a imagem de incompetência política. Nem a plástica nem os demais retoques físicos a que se submete poderiam mudar sua personalidade. Desse modo, a falsa imagem da candidata é um desastre.

Poderá Rousseff ganhar a eleição? Tudo é possível, sobretudo, quando se leva em conta que tem a seu favor a máquina estatal, eficiente em compra de votos através das bondades presidenciais. É um poderio ilegal, descomunal, antidemocrático que nenhum outro candidato dispõe. Sim, ela poderá ganhar, mas depois não se queixem os eleitores, porque onde Dilma passar nem grama vai crescer.

Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

mlucia@sercomtel.com.br

www.maluvibar.blogspot.com

segunda-feira, 3 de maio de 2010

OLHA SÓ QUEM LIGOU P'RA VOCÊ...


Oiiii, alôô! Titiaaaa, está me ouvindo...? Sim, sou eu, tia, quem mais, se a senhora não tem outra sobrinha, sim, eu mesma. Ma-Marisa, eu? Que brincadeira é essa, titia? Igualzinha o cacete, cópia mal lavada, rascunho, caricatura, ah, titia, faça-me o favor, eu tenho berço, não me confunda e...Não, tia, não vou sair candidata a governadora, deixei essa mancada para o Mercadejante, a senhora sabe, ele que se lasque...Claro, isso, vai perder mais que time de várzea jogando contra a seleção de Dunga, hehehehe, eu me divirto, mas quem é burro pede ao asno que o carregue...Que companheiro, tia, companheiro, onde? Isso daqui, tia, é um balaio de gatos. Bonitos? Quem me dera! Não tia, gatos, gatos, no sentido de leões selvagens, salve-se quem puder, me arranha que eu te rasgo, entendido? Ninguém aqui está a fim de livrar ninguém, todo mundo está à procura de sombra e...Não, não, o chato do ex também desistiu de levar uma tunda, vai ficar por aí fazendo aquele papel tragicômico de Super Homem do Senado, a cueca vermelha de fora, ai, titia, que horror foi aquele? Minha bolsa Kelly por um pote de criptonita! Culpa minha...? Onde, tia?! Sim, botei, botei mesmo, e dos bons, quem manda ser bocó, mas isso não teve nada a ver com a cueca de fora, eu acho que ele quis se mostrar sensual para a japonesa do Pânico, sabe, as coxas grossas da moça devem ter feito com que perdesse o juízo, que nunca foi grande coisa mesmo, bode velho adora se exibir para as mocinhas, ééé, não parece, mas é, sim. Bom, não me diz respeito, que bosta, ai, desculpe, titia, sei que odeia palavrões, mas a senhora sempre sai com essa conversa mole de colocar nas minhas costas as melecas que o ex faz, como se não me bastasse a tragédia de ter sido casada com a peça, francamente, eu ensinei alguém a cantar Blowing in the Wind em público, ensinei? Mandei defender o Battisti? Capaz! Como...? Despirocou?!!! Titia, de onde a senhora tirou este vocabulário, ai, eu mato aquela minha nora humorista, aposto que ela tem ido aí e contado piadas para a senhora, meu Deus, aquela lá é maluca de pedra, a senhora tome distância dela e não coma nem beba nada que ela oferecer, heim... Sei. Bom, titia, vamos ao que interessa: sou candidata ao Senado... Ai, titia, que mentira sua, imagina se eu só lembro da senhora nas eleições, não seja injusta, como ia dizendo, vou sair ao Senado e...O quê?! Não titia, não é em Roma e não tem nada de pouca vergonha e festas com dança, gente pelada, orgias, vinhos, bacanais, uvas, ai, PQP, desculpe...Mas a senhora tem cada ideia, o Senado é sério e...Renan...? Renan foi um caso de foro íntimo, titia, explorado pela mídia ordinária, mas nós ainda vamos controlar a imprensa, deixa o nosso plano de direitos humanos pegar e a senhora vai ver essa gentinha se fod... humm...errr...Ah, Sarney..? Titia, pelo amor de Deus, o Maranhão não é o Brasil, vê se me entende, por favor, vamos falar da minha candidatura, posso contar com a senhora? De-depende...? Como assim “depende”? Titia, a senhora está querendo virar a casaca? Não! Não disse nada de vaca, e não me ofenda, eu disse casaca. Ca-sa-ca. A senhora nem precisa votar mais, pela idade, mas eu não posso prescindir de xis nenhum e além disso, aquela sua turminha de velhotas do carteado...Sim, sim, não estou espalhando, titia, só estou fazendo com que a senhora se lembre, então, todas aquelas senhorinhas devem votar em mim, a senhora precisa fazer a minha campanha com elas porque...É? Preferem...? Não acredito, credo! Mas...Bom, conto com a senhora para reverter esse quadro, não me decepcione. Como?...Meu novo acompanhante...Ô titia, PQP, perdão, mas a senhora é sarcástica, cacete, o que tem de...Não tia, não é isso, é que o de olhos azuis, que a senhora chamava de argentino paraguaio e francês pirata, rapou fora, o que a senhora queria? Que eu ficasse chupando o dedo e dando pinta de encalhada em pleno ano eleitoral, ah, tenha paciência, além disso possuo sangue quente e...Óóó, cuidado com essa boca, heim, veja lá o que diz...Pois é...Não, os meninos eu não vou colocar na campanha porque é uma encrenca do caral...cacete, a senhora sabe, não acho bom e depois o mais trágico pode querer aparecer com aquele cabelo ouriçado, ai, meu Deus, titia, o que eu fiz para merecer tamanha cruz?...Relaxa e goza?! Titia, a senhora está debochando de mim, olhe que eu esqueço a sua idade e lhe relembro umas coisas que a senhora quer esquecer, olha lá...Ok, ok, mas não me provoque, eu tenho a quem puxar, ai, desculpe, bandeira branca, ok? A senhora faz aí umas reuniões na igreja, no clubinho das amigas do bingo, na associação das viúvas paulistanas, enfim, nesses grupos todos de que faz parte, por favor?...Vou, tia, vou, a senhora marca a data e eu arrumo um saco bem grande, digo saltos bem grandes, altos, e vou lá, ai, aquelas velhas são um horror, digo, um amor, pior que elas, digo, melhor que elas, só a turma gay, ô mer...Ai, o que a gente tem de suportar para se eleger, que ninguém nos ouça...Como é?..Da outra vez...? Foi, sim, isso. Perguntei mesmo, perguntei, insinuei meeeesmo, e desta vez, se precisar, volto a insinuar em relação a quem quer que seja, só que vou usar o mote do Evo Morales e perguntar ‘e aí, você come frango?’, ah tia, o Evo é um sarro, heim? Botei p’ra quebrar, titia, e não me arrependo, perdido, perdido e meio, pelo menos coloquei minha bílis p’ra fora, ah, titia, já passou, ninguém mais se lembra, a fila anda na vida política, agora só se fala na foto da Norma Benguell colocada no site da Dilma como se fosse da candidata, quá, quá, essa foi fod...fogo... Quem manda O Cara escolher aquela feiúra terrorista para a vaga dele, quando eu estava à mão, bela, gostosa e quatrocentona? Azar dele. Se eu sou a atriz, dou um tiro no ouvido, PQP, desculpe, ai... E a senhora me vem falar daquela pergunta velha a essa altura do campeonato, que mania de desenterrar defunto, credo, ninguém se recorda mais, Deus me livre, titia, que saco, caral...err!

DOCA publicou esta crônico em : http://www.papolivre.com.br

domingo, 2 de maio de 2010

BRASIGUAIOS DESAMPARADOS!


Os agricultores brasileiros que foram expulsos do Paraguai, muitos deles fugidos apenas com a roupa do corpo, tendo que abandonar seus tratores e outras máquinas agrícolas e terras onde produziam riquezas para o paizão paraguaio, ex-bispo Fernando Lugo, amigão do Lulla, estão desesperados e desamparados, sendo que o único apoio que estão tendo vem dos prefeitos das cidades fronteiriças que montam acampamentos na beira das estradas para recebe-los. Enquanto isto, não se ouviu um pio dos "defensores dos direitos humanos", pois eles não são do MST! O ex-bispo, o paizão de todos, presidente Lugo, mandou prender muitos deles, alegando contrabando. Enquanto isto, nosso bondoso e magnânimo presidente Lulla, o "cara" que nasceu com o vírus da paz, oferece ajuda ao governo paraguaio no setor de energia elétrica para abastecer o mercado interno paraguaio, vítima de constantes apagões. O valor previsto para a ajuda é de apenas US$ 400 milhões. É incrível, mas este é o nosso presidente...
Publicado na: Gazeta do Sul RS em 04/05/2010 ; Estadão Online em 05/05/2010 eDiário do Grande ABC SP em 07/05/2010