quinta-feira, 11 de abril de 2013

PENAS MAIS DURAS JÁ - MARA M. ASSAF

As sucessivas mortes estúpidas de jovens que vem acontecendo despertam em mim mais do que horror: faz nascer a convicção de que se nós, povo, não fizermos algo urgentemente, nada vai mudar. Nada mudará porque desde que o ECA foi implantado, esta era uma certeza que eu já tinha: a de que este instrumento só serviria para criar uma geração de celerados. Nada mudará porque os nossos representantes do Poder Legislativo já deixaram bem claro que nada farão movidos "apenas" pelo clamor popular. Talvez se a filha de um deles fosse a turista americana vandalizada, talvez...quem sabe... Portanto, minha convicção é a de que temos que nos mobilizar agora, e como não somos massas de manobra do único partido que consegue levar multidões de militantes às ruas, nos resta a ferramenta das petições online. Que tal , organizadamente, lançarmos uma que recolha assinaturas por todo o país? Que tal nos juntarmos ao movimento que recolheu as assinaturas para conseguir a lei da Ficha Limpa? É uma sugestão apenas, mas o fato é de que temos que nos organizar.
Outro ponto a ser tratado: sabe-se que nossas prisões ,mesmo as de segurança máxima já estão sobrecarregadas;sabe-se que em todas, mesmo as de segurança máxima, entram celulares, visitas íntimas, advogados com recados ...isso não é segredo para mais ninguém. O pior: as nossas cadeias estão sendo paulatinamente esvaziadas por ordem do Conselho de Direitos Humanos da ONU,prontamente obedecida pela presidente Dilma quando sancionou a Lei 12.403/2011 já batizada nos meios jurídicos de Lei da Impunidade – que liberou de cara cerca de 100 mil presos; 54 mil só no Estado de São Paulo. Hoje já nem sei mais...
A ONU entendeu que estes cidadãos estavam sendo mal alojados nas cadeias...e Dilma estava recebendo críticas deste órgão por não atender os anseios dos prisioneiros. Portanto, para ficar bem perante a ONU, Dilma sancionou aquele lei indecente. Agora a situação é a seguinte: nós, cidadãos vitimados pelos celerados queremos o endurecimento das leis, não apenas no que se refere à maioridade penal, mas à dosimetria mais severa e cumprimento total das penas estipuladas para estes criminosos sem alma nem coração. Mas ...sem cadeias suficiente, não temos onde mantê-los presos porque , com a mansidão com que as leis brasileiras os tratam, eles se reproduziram como ratos. Portanto, ou o governo constrói a toque de caixa cadeias e prisões de segurança máxima para todos eles ( e desta vez esta ação renderá votos nas eleições, com certeza!) ou que eles sejam empilhados em prateleiras dentro dos presídios,...Outra solução é que a pena de morte para crimes bárbaros seja aprovada neste país. Porque vítimas de penas de morte, nós, cidadãos já somos. Que tal fazer esta pena valer para os criminosos?
PS: Sou uma mãe que já pagou o imposto de sangue devido a este governo de políticos insensíveis ...perdi meu filho para criminosos! E que me desculpem insistir neste fato, mas preciso justificar minha assoberbada indignação.
Mara Montezuma Assaf
 
Mara tem razão, não dá mais para suportar tantas mortes absurdas, praticamente impunes!
Conte comigo.
 
Antonio Carlos Pereira