domingo, 6 de novembro de 2011

LULA E O SUS



No fim do ano passado, na época das eleições, o ex-presidente, ao inaugurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Recife, disse: -“ela esta tão bem localizada, tão bem estruturada, que dá até vontade de ficar doente para ser atendido”, elogiando várias vezes o SUS. Todavia, horas depois, teve uma crise hipertensiva, o que fez? Internou-se num hospital particular.
Posteriormente, lá mesmo no nordeste, disse a uma platéia delirante, hipnotizada por sua prosopopéia que: “aconselharia o Obama para tratar dos 50 milhões de miseráveis norte-americanos”, propondo-lhe que lá instalasse um sistema igual ao nosso.
Convenhamos, quem, em sã consciência, com uma doença tão grave, não procuraria o melhor atendimento possível? Principalmente tendo recursos, no caso do ex-presidente, pago por nós, pois uma Lei assinada por ele nos estertores de seu mandado, deu a todos os ex-presidentes, todas as mordomias inerentes ao cargo de presidente em exercício.
Ora, as críticas que estão sendo feitas àqueles que sugerem ao Lula o tratamento no SUS, são infundadas, pois as sugestões não tem outra finalidade a não ser exigir um melhor tratamento aos milhões de brasileiros que dependem do Sistema, que os doentes sejam atendidos com presteza, não com uma demora de mais 30 dias para um diagnóstico, que o tratamento comece rapidamente, não com uma demora de mais 120 dias, como é a média nacional, que não faltem remédios como tem acontecido . Isto é que os petistas e seus adeptos não entendem. É bom lembrá-los que quando o também ex-presidente já falecido, Gal. Figueiredo, teve um infarto foi duramente criticado por ter procurado tratamento no exterior, por estes mesmos petistas que hoje se rebelam contra as manifestações a favor do uso do SUS pelo doente. Lula é um mestre no uso das metáforas, esta sugestão para que use o SUS, não passa de uma metáfora, agora feita por seus adversários.
Na realidade, ninguém está vilipendiado o Lula, sim, usando suas próprias e taxativas palavras ” – dá até vontade de ficar doente...”
Na verdade, o que realmente queremos é um SUS muito melhor e que as verbas “desviadas” do erário sejam restituídas e corretamente aplicadas, principalmente na área da saúde e que os ladrões sejam verdadeiramente punidos, não simplesmente “peçam” demissão de seus cargos para onde são realocados indivíduos de sua própria, não queria dizer, porém não há outro modo, “quadrilha”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário