domingo, 1 de agosto de 2010

FANTASMA, SACI E PAPAI-NOEL - JOSÉ CARLOS LEITE FILHO


Certamente os que lerem este artigo não acreditam na existência dos entes epigrafados, mas muitos outros, sem hábito de leitura, pensam diferente e são até capazes de contar, com convicção ou não, fatos vivenciados com os mesmos.
Dizem que “o homem é produto do meio” e daí podermos imaginar que a crença em seres sobrenaturais é função de vários fatores, começando na idade e passando pelas oportunidades de frequentar escolas e outras de amadurecimento para o mundo. Quando isso não acontece, pela pobreza familiar ou por culpa de maus governantes, permanece a escuridão que não condiz com a cidadania.
A atual vida política brasileira é, para mim, algo semelhante. Não são poucos os governantes e candidatos, na cúpula do executivo federal ou alhures, que se aproveitam da triste realidade brasileira de 53% da população abaixo do 1º grau de ensino, com difícil discernimento, e tudo fazem para que o eleitor acredite no seu saci ou no seu papai-noel, esquecendo os fantasmas por não terem uma boa imagem...
Às vezes, por interesses e ambições pessoais, o saber é publicamente desvalorizado e as mentiras proliferam em um complexo de cultura propício à ignorância, à ingenuidade, à aceitação pacífica da corrupção, da cumplicidade, dos enriquecimentos fraudulentos e da não renovação dos personagens políticos. É o que se evidenciou em Natal, há três dias, durante a rápida e inexpressiva visita da candidata Dilma Roussef, aquela que não leu o seu programa de governo entregue à Justiça Eleitoral e que “apenas o rubricou”, mais conhecida pelas suas mentiras contumazes do que pelo seu currículo cujo enriquecimento ela já tentou pelo acréscimo de títulos de mestrado e doutorado, ambos inexistentes. A candidata, não selecionada pelo partido dominante, mas imposta pelo seu dono poderoso, prometeu aos potiguares aeroporto, ZPE, barragem e Transnordestina, tudo o que não foi feito em oito anos de governo do seu partido e só não prometeu mais porque necessitava de tempo para falar mal de políticos honrados eleitos pelo povo para fazer oposição democrática.
E agora me restou refletir e perguntar aos possíveis eleitores: você acredita em mulher rancorosa, que usa a mentira e a insolência como armas, tanto quanto acredita nos seus duendes?

(GCarlos Leite Filhoen Ex José – linsleite@supercabo.com.br – 30/07/10)
(Publicado em “O Jornal de Hoje”, de 31/07/ e 01/08/10-Natal,RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário