quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AMBIENTE DE TRABALHO REQUER RESPEITO E ATITUDES POSITIVAS



Trabalhar num ambiente agradável é o desejo de todos. Estar entre pessoas amáveis ou, no mínimo, educadas e que prezam a “política da boa vizinhança” certamente proporciona uma maneira satisfatória de desenvolver as tarefas do dia a dia.

Mas, o que muitos não sabem, é que esse clima favorável é na verdade o resultado da soma das atitudes e posturas dos colegas e da própria liderança da equipe. Saber discordar com educação, ouvir, cooperar, ser solícito com os colegas são alguns dos requisitos da boa convivência. As palavras de Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido, "para que se construa uma nação é preciso que cada um cumpra com o seu dever", podem ser adaptadas para a vida empresarial. Se cada um fizer a sua parte, em termos profissionais e pessoais, o local de trabalho se tornará positivo, produtivo e agradável para todos.

Esse comportamento amigável está justamente no lado oposto do ambiente hostil, do qual a maioria das pessoas procura se distanciar. Mas, infelizmente, às vezes nos deparamos com pessoas com uma postura irritadiça e com atitudes que só geram incômodos. Saber conviver, se comunicar e se relacionar com pessoas difíceis é uma arte, que devemos dominar para poder adquirir antídotos contra os maus hábitos e desfrutar de uma poderosa ferramenta de comunicação e convivência, que proporcionará muitas oportunidades, no sentido de encontrar aliados e não concorrentes no desempenho das funções, além de promover harmonia no ambiente de trabalho.

O economista e pesquisador do Comportamento Humano Carlos Hilsdorf delineia um caminho para uma carreira promissora quando afirma que “para sermos felizes e alcançar realização pessoal e profissional em qualquer área de nossas vidas, precisamos encontrar o verdadeiro sentido pelo qual fazemos as coisas”.

Uma liderança eficaz produz na equipe um sentimento de trabalho em conjunto, com resultados satisfatórios para a empresa e para as pessoas que nela passam grande parte de suas vidas.

“Carreira não é um plano de remuneração, reconhecimento e longevidade profissional. Carreira é um compromisso ético com a existência, é o seu histórico de contribuições efetivas para que a vida seja melhor por meio da sua atitude”, conclui Carlos Hilsdorf.

FONTE: CRC/SP ONLINE

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