sábado, 27 de março de 2010

SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR

Atenção aos pés e sintomas da fascite plantar

Dores na sola dos pés, principalmente na região do calcanhar, pode ser sintoma da chamada fascite plantar. O professor adjunto do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antonio Vitor de Abreu, conta quais podem ser os indícios do problema. “Examino os pacientes que chegam com essa dor e sempre encontro um tendão de Aquiles mais curto. O pé assim não se flexiona facilmente”, explica.

De acordo com o médico, a fascite plantar é prevenida por uma atividade altamente recomendada e sem contra-indicações: o alongamento. “Se há a presença dessa estrutura mais curta, deve-se alongar”, enfatiza. Ele conta que este é também o principal tratamento da doença. “Mas, não basta alongar. Deve-se também fortalecer a musculatura, para que o paciente não fique com um tendão curto e forte ou flácido e fraco”, orienta.

O médico alerta que o sobrepeso pode piorar a situação. “Se há o excesso de peso, existe um agravante. Muitos pacientes acham que nunca vão resolver o problema por não conseguirem emagrecer. Mas, se o paciente perder peso e não alongar, não adianta. É preciso agir na causa”, ressalta, acrescentando que o problema é observado após o teste do grau de flexão dorsal do tornozelo ou quando a pessoa anda na ponta dos pés, o que indica encurtamento do tendão de Aquiles.

FONTE: INFORMATIVO DA PREVI DO BANCO DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário