quarta-feira, 18 de novembro de 2009

LULA, FILHO DO BRASIL - AILEDA DE MATTOS OLIVEIRA


Chega-nos ao conhecimento mais uma demonstração de desequilíbrio psíquico do pífio representante da nação brasileira. A partir de sua ascensão, foram-se perdendo valores que cultivávamos como habituais normas de conduta. Essas mudanças são consequências das alterações semânticas, aceitas pelos órgãos jornalísticos, hoje, também, pouco afeitos à limpidez das idéias. Tais alterações são produtos dos erros de raciocínio e da falta de intimidade vocabular, que a incontinência verbal do senhor feudal, pela repetição, torna-as vernaculares. Tudo isso, aliado à esperteza de um espírito pusilânime, tem o poder de corromper os alicerces de todos os poderes da República.
Se a mentira passa à verdade; se o corrupto contumaz deve ser respeitado por não ser um homem comum; se uma organização terrorista, que inferniza os trabalhadores rurais, torna-se uma instituição lutadora em defesa dos direitos dos sem-terra, é transformar os antônimos negativos em palavras representativas de uma nova ética em curso.
Para que se consuma o novo dicionário da sordidez política brasileira, necessário se torna conhecer, a fundo, em todas as dimensões, o seu autor, personagem central de sua própria propaganda político-eleitoreira. O autoendeusamento torna-o réu confesso do desequilíbrio de que acima nos referimos. Considerar-se a si próprio Filho do Brasil, é exigir a legítima paternidade, a um país que já sofreu todos os vexames do filho que não passa de um bastardo. Como se não bastasse as ofensas de sua diplomacia, ofende-se mais ainda a nação, anunciando a sordidez de cobrar do país a herança que acredita ter direito e pretende obtê-la, através da delegação de poderes de seus iguais, nas urnas em 2010. É mais uma indenização cobrada ao país, considerado culpado pelo filho ilegítimo, pela tendência inata de sua família, de não ter vocação para o trabalho. O filme que ilustra a vida do responsável pela obra de estropiamento da língua, “coincidentemente” será levado à exibição em primeiro de janeiro de 2010.
Regredimos ao populismo desenfreado do brizolismo e percebemos, claramente, a existência de dois Brasis: o que trabalha e estuda para o desenvolvimento nacional e o que vive de estelionato político, sorvendo os impostos pagos pelo primeiro dos Brasis. Em toda imoralidade, encontra-se a logomarca da Globo, que não pode perder dividendos, mesmo que seja patrocinando um retorno aos filmes da velha fase macunaímica da miséria colorida. Não há outro digno representante deste (para mim) repugnante personagem da baixa estima brasileira, criação de Mário de Andrade, que o etílico Lula.
Alguém da escória da personagem do filme em questão deve ter sido o idealizador do título e da narrativa. O embriagado de álcool e de poder tomou posse do Brasil e está alijando, aos poucos, a parte consciente da sociedade, mas ainda sonolenta, para os esconsos vãos que se tornarão guetos dentro em pouco, se não tomarmos uma veemente atitude. Já imagino este filmeco sendo veiculado no agreste, nos sertões, arrebanhando os ingênuos e estimulando-os ao analfabetismo, à bebida e à rebelião. A pressão para um conflito entre brasileiros está se fazendo prenunciar no horizonte. Esta indecência de filme, se consentirmos, se não reagirmos, se não clamarmos contra a mídia que lhe dará vida, poderá servir de estopim para tomadas de posição sérias que não vão deixar de fora a guarda particular do ébrio presidente: o MST.
Como dizem os traficantes do Rio, "está tudo dominado". Eles sabem o que dizem, infelizmente. Tudo está dominado, porque está corrompido pelo dinheiro fácil em troca da traição e da sabotagem. Apenas por patriotismo, sem levarmos nenhuma vantagem, porque pertencemos a outro grupamento ético, que não leu o glossário lulista, sabotemos o filmeco do palhaço de Garanhuns, desde já, para que, no ato da divulgação, caia no ridículo o Filho bastardo do Brasil, que bem poderia ser o Filho de outra coisa que já sabemos o que é. Embora não pareça, o caldeirão da divisão de classes já começou a esquentar. Como não tem a coragem de seu comparsa Chávez e é um poltrão como o Zelaya, usa desses artifícios ultrapassados, mas que caem como uma luva sobre a multidão de ignorantes do interior do país.

Aileda de Mattos Oliveira
Prof.ª Dr.ª de Língua Portuguesa
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

36 comentários:

  1. Olá Antonio, concordo com ela!
    Entre no blog do Reinaldo Azevedo, e encontrará seus pares. Lá estão todos os inconformados com o que está acontecendo neste país!
    Vou entrar no seu sempre e recomendá-lo tb.
    Saudações,
    Donata

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que tenha sido escrito por uma linguista principalmente por palavras como "terrorista" terem sido usadas de forma conceitualmente erra, seguindo o senso comum.

    ResponderExcluir
  3. Marco Antonio Aureli Brito30 de novembro de 2009 às 17:04

    Jamais li algo tão claro no que diz respeito à nossa vergonha nacional
    Parabéns professora!
    Talvez alguém que não tenha "compromissos", possa convida-la a ser roteirista de um novo filme, esse sim intitulado:
    "O Filho bastardo do Brasil, que bem poderia ser o Filho de outra coisa que já sabemos o que é"
    Marco Antonio Aureli Brito

    ResponderExcluir
  4. Elle não esta só. Não tem capacidade para orquestar todas as ações que estão em curso e que nos levam ao 'bolchevismo stalinista'. Parece coisa velha, mas a entourage lulista nasceu sob esta 'bandeira'.

    ResponderExcluir
  5. A brilhante doutora, alias, professora doutora tem, como chamamos na minha terra, uma dor de cotovelo super mega hiper giga.
    Como é triste alguem ter que se apresentar como Profa.Dra. antes do nome.
    Parece até a época dos jesuitas e igreja catolica, quando os padres sabiam ler e escrever e eram superiores ao povo - que não sabia.
    Profa. Dra. Vai trabalhar, vai cuidar da sua vida, Doutor Omo 1kg resolve algumas das suas frustrações.
    Paulo Cesar C. Oliveira
    Também professor doutor, economista e advogado, que trabalha e emprega pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Não discordo da posição da Aileda, mas o ensaio publicado neste blog é apenas uma sequencia de vitupérios--todos eles merecidos--contra Lula e o emporcalhamento do estado brasileiro. Também estou enojado com a idéia daquele filme que, propositalmente, só vai servir para cegar ainda mais nosso ignorantes eleitores.
    No entanto, considerando a especialidade acadêmica de Aileda, tão adequada para analisar o discurso de Lula e ajudar a derrubar aquele falastrão canalha, esperava alguma coisa muito mais pungente, muito mais objetiva e, consequentemente, muito mais agressiva e capaz de ser usada como uma arma eficaz. Isto sem falar no estilo empolado da escrita.
    Assim não iremos à frente. Aileda escreve para seus pares, que são poucos. Pelo menos nesse ensaio, ela se revelou uma pessoa politicamente incompetente.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza se o Brasil fosse uma mulher e mãe do lula, ela estaria nessas alturas morrendo de vergonha. E eu não o queria de maneira nenhuma como irmão. Deus me livre!

    Ademar Monteiro de Moraes
    (São Paulo)
    ammoraes57@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Eh supreendente que uma professora universitaria nao tenha a minima idéia do que seja o rictus institucional em uma democracia. Seu linguajar rasteiro nos adjetivos é mais agressivo aos ouvidos sensiveis do que os tropeços de português do presidente da Republica.
    Antonio Veronese, desculpando-me pelas ausencias dos acentos nas palavras devida à utilizaçào de um teclado francês e nào à falta de uma professora de português, coisa que tive ao tempo em que ainda se tinha, no Brasil, excelência nesta area.

    Antonio Veronese

    ResponderExcluir
  9. Pela linguagem desta femea mais parece uma barraqueira de Guaranhuns do que uma profesora de nada. Bom, como profesora de insultos teria um futuro brilhante, é o único que faz mais ou menos bem. O resto não tem pes nem cabeça.

    ResponderExcluir
  10. A Da. Aileda de Mattos Oliveira:

    Por coincidencia leio hoye num jornal da España, o comentario que anexo e que, alem de reumir meu pensamento, define muito bem o seu. Não duvido que a Sra. entende o Castellano, e caso não seja assim, segundo a Sra. será culpa do Lula, jamais da Sra.

    Em qualquer caso, gostaria que a Sra. explicase porque cuando o Lula chegou no poder era tão alto o indice de analfabetismo, desnutrição, saude pública, salario mínimo, infraestructuras, Etc., Etc., ETc., ETc.,......

    Se a Sra. pretende convencer alguem com suas "verdades", comece por explicar como era e porque era assim o Brasil que recebeu o Lula. Depois compare...

    Tambem gostaria que a Sra. fosse capaz de sair dos simples e ordinarios insultos a uma pessoa, e fizesse uma analise mais profunda da situação atual do Pais, partindo do fato inescusavel de que o Brasil de hoye nada mais é do que a consecuencia do que foi nos últimos 400 anos...e o Lula não estaba lá.

    Se a Sra. pretende ser levada a serio......faça uma analise seria da situação. Se a Sra. se limita a insultar... só será insultada.


    Retórica del desprecio

    LUIS GONZÁLEZ NIETO - Madrid - 15/12/2009

    Lo que me ofende de la oposición actual de la derecha española no es que critiquen al Gobierno y al socialismo. Ésa es su obligación y deben cumplir con ella.( O que ofende da oposição atual de direita espanhola, não é que critiquem o Goberno e o sicialismo. Esa é sua obrigação e debem cumplir com ela)



    Lo que nos ofende a los que, aunque no somos de derechas, también sabemos ver y criticar los fallos o errores del Gobierno (y también reconocer sus aciertos) es la retórica que utilizan cuando argumentan sus críticas... Aunque decir que argumentan es hacerles un favor, pues no hay peor "argumento" que el continuo insulto a los adversarios, sin el menor razonamiento. (...não há pior argumento que o continuo insulto aos adversarios, sem o menor raciocinio)



    Esta forma de actuar ofende a la inteligencia y al buen gusto. Uno, que aprendió de pequeño que la buena educación, las buenas formas y el respeto a los demás (aunque no piensen como yo) son las señas de identidad de un ciudadano cabal y que procura inculcarlo a sus alumnos a diario, tiene que sentirse avergonzado e indignado de tanto desprecio verbal. Tal vez no se deba a sus asesores, como uno sospecha al observar la buena selección de sus insultos -"obsceno autobombo", acabo de oír a Rajoy; "pandilla de ineptos", hace pocos días a Montoro) para los fines que se proponen, éstos sí, verdaderamente obscenos. Tal vez se deba a que sienten de verdad desprecio por estos desharrapados que no pensamos como ellos.

    ResponderExcluir
  11. ...Doutora....?

    Me disculpe mas são tantos os insultos,(doutora), que evidentemente nao lhe restou lugar para as RAZÕES.

    È tão baixo o nivel do seu discurso,(doutora), que não dá nem para contestar. Apenas algum comentario.

    È tão ordinaria a sua linguagem,(doutora), que seria mais propria de uma "retirante de Guaranhuns sem vocação para o trabalho".

    A Sra.,(doutora), é o exemplo vivo desse Brasil ARCAICO que impede qualquer progresso e mais ainda o cultural.
    Se a Sra. tem tempo, vontade e conhecimento de causa bastante,(doutora), para discutir os verdadeiros problemas do Brasil, desde sua descoberta até hoje.....conte comigo. E como prova de que posso discutir tambem a seu nivel, (mesmo contra vontade, ja que meus Doutorados me impõem uma certa Ética),lhe dire que estou cagando para o Lula tanto cuanto para os anteriores e futuros presidentes do pais, sejam eles de direitas ou de izquerdas, escravos ou feitores, burgueses ou revolucionarios, ricos ou pobres...."A politica é a puta do dolar", e eu não gosto de putas.
    A doutora JA VIU O FILME?....Duvido.

    ResponderExcluir
  12. Não acredito que essa Profa. Dra. exista.....é cada mentira que surge na internet!!!!!
    Antes de repassar algo assim devemos consultar a origem e verificar a veracidade . Será que a UFRJ confirma que tal professora pertence ao quadro de mestres de lá?????Vamos pesquisar?

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente ... é triste admitir que indivíduos normais achem que estudar e trabalhar não tem valor ou que não seja isso que contrói uma nação.
    Coloquem a mão na consciência ... a Profa. Dra. existe sim e deve viver envergonhada como todos os profs. do Brasil que recebem uma miséria pelo que produzem enquanto milhões de analfabetos e desfavorecidos vivem de bolsa família - paga por quem trabalha (não é o caso do presidente)e não são orientados a estudar ou produzir - pq receber a bolsa fome de graça ??? Presta trabalho para a Prefeitura que a entrega! Meio período ... não mata ninguém!!! Besteira, né!!! Legal é ser à toa, receber bolsa fome de graça e chamar quem trabalha de burguês !!! Certa está a Primeira Dama que adquiriu cidadania italiana ... Quando este submundo chamado Brasil, que inclusive tem um único filho espetacular, afundar na "M", ela junta sua fortuna ganha nos últimos anos e vai embora para a Europa.Porém é bom que ela seja orientada a não gastar tudo, pois lá, ninguém ganha (ou toma) nada de graça!!! Se não der tempo de levar a fortuna ... vai ter que trabalhar !!!

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus!! è incrível como há uma parcela de CANALHAS Neo-liberais que morrem de saudade da política FHC-ACM!! Essa senhora deve fazer parte desse bando: é mais frustrada com DUAS derrotas consecutivas do PSDB e do DEM!!! COITADA!!!!! Pura dor de cotovelo!! (Jorge, Salvador/BA)

    ResponderExcluir
  15. Começo por uma constatação.A ocultação do meu nome se dá diante de uma jurássica obviedade,ou seja,por vivermos atualmente num regime ditatorial entendo que,devemos obrar dissimuladamente ante os inimigos da democracia.
    Não confundir jamais essa atitude como covardia,mas como bem pontuado pela Profa.Aileda Oliveira,vivemos total e absolutamente dominados pelos Gramscistas.Ora,enquanto faltar estratégicamente ações efetivas que possam se contrapor à eculhambação e ao caos reinante,impõe-se a anonimidade,até porque como antes mencionado,não se pode oferecer à escumalha nenhum motivo reacional.
    O artigo da profa.Aileda é irretocável no que concerne às verdades ali insertas,como tambem pela escorreita manifestação do seu conhecimento da língua pátria.
    A sugestão de passarmos ao largo desse filmeco é o mínimo a fazer.Aliás,e por oportuno cabe mencionar o asqueroso espetáculo estampado na asquerosa mídia nacional.Refiro-me às lágrimas de crocodilo vertidas pelos angélicos petalhenses por ocasião de um evento sobre os "direitos humanos"da terroristada que queria implantar em 1964 o regime cubano e,que agora está em plena vigência.Quanto aos bravos combatentes mortos e implodidos pelas bombas lançadas pelas figuras tipo Dilmas e Dirceus.....bem contra suas vítimas....nenhuma lágriminha!!!
    Até o repugnante Nelson Jobim,montou uma artística farsa e,recusou-se a assinar um documento,de via única,isto é,que só teria o escopo de desenterrar e violentar a lei da anistia,pois sobre os escombros daqueles que combateram os utópicos esquerdistas.No que tange aos mesmos,por serem anjos e o Messias encarnado,continuariam como hoje se encontram, num plano mais que divino!Asco,repulsa,confronto é o que merecem!!!Chega de cinismo,hipocrisia,boquinha,corrupção deslavada!!!!Nosso indigitado país com esse infortunado povo não merece tanto sofrimento.
    Parabéns Aileda.A luta continua e,esmorecimento nunca!Nada de guerra assimétrica hoje presente na nossa relidade!!!

    ResponderExcluir
  16. Prof. Dra. ... Esses títulos fazem parte do seu nome?
    O Brasil foi governado desde "as diretas já" por alguns "intelectuais".
    O que eles fizeram pelo país em suas gestões? Houve retenção arbitrária do dinheiro do povo; o país vivia pedindo dinheiro emprestado ao FMI; as diversas crises internas tinham com causa a dívida externa; inflações extratosféricas; mudança da nossa moeda em nome de uma estabilização econômica que nunca ocorria; venda de empresas estatais com viabilidade lucrativa a "preço de banana" para grupos estrangeiros...ACHO MELHOR PARAR POR AQUI!
    Graças a Deus, após dois mandatos, apenas, do governo deste "pífio representante da nação brasileira" ele fez com que o brasileiro se orgulhasse da nação onde vive. Um país, hoje, estável economicamente, credor do FMI, com reservas que pagam o triplo da dívida externa, com inflação baixa e estável; a estatal que se salvou do terror da privatização hoje é uma empresa que ocupa uma posição de destaque mundialmente (Petrobras); diante de uma crise mundial o país conseguiu sair ileso, sem traumas, diferente de exemplos de países desenvolvidos...ACHO MELHOR TAMBÉM PARAR POR AQUI!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, professôra concordo com tudo que a Dra. acabou de escrever, o povo além de ser analfabeto, ignorante é cego e surdo e ainda tem amnésia , não lêem e nem vêem jornais na TV.

    ResponderExcluir
  18. NEM TODOS OS BRASILEIROS TÊM A CAPACIDADE
    DO SEU MAIOR LÍDER POPULAR DE TRABALHADORES

    Farei, aqui, pequenos comentários a diversos tópicos do texto da Professora Aileda:

    1
    Apesar de não ter feito um curso superior, o mecânico nordestino é "doutor honoris causa" em algumas das melhores universidades do mundo e melhor do que seus pares e adversários na atividade que escolheu para servir a seu País, depois de aposentado.

    2
    Falar mal de políticos é fácil porque se trata de uma atividade que atinge a vida de todos. E Aileda já o fez muito bem em sua tese de doutorado em relação a Fernando Collor, provando que ele foi extremamente hábil em seu discurso.

    3
    No tempo dos presidentes doutores, a qualidade do ensino em todos os níveis era muito melhor, pois se destinava apenas a uma parcela muito privilegiada, a elite. O discurso da mídia também era menos livre, pois o uso de um termo popular poderia levar o comunicador ao ridículo. Mas aquela mesma universidade, interpretando mal a importância da variação linguística, desvalorizou o ensino da língua padrão, como preconceito linguístico.

    4
    É pena que se preste a falar mal do seu próprio país, usando uma falsa crítica a um de seus líderes, pois os mentirosos, os corruptos e os "terroristas" apontados não nasceram nos últimos oito anos, nem se mudaram de anjos a demônios de uma hora para outra, como se pretende.

    5
    Todas as pessoas supostamente mais capazes estão nos cargos que pretendem ou pretenderam? Quantos doutores estão subempregados porque não conseguiram provar isto a seus pares?

    6
    Apesar de ter participado como consultor para o DICIONÁRIO LULA (Editora Nova Fronteira, 2009), não sou lulista, mas posso garantir que suas palavras não o desclassificam linguisticamente.

    7
    Se o "filho da mãe" é tão ruim, não percebi por que temer tanto pela exibição do filme que contará sua vida antes da vitoriosa campanha política, em cujo governo está sendo mostrada a corrupção e o crime que até então permaneceram escondidos.

    8
    Não dependerá dos presidentes a qualidade do ensino, mas dos professores e das instituições de ensino, principalmente. Inclusive das particulares que sobrevivem à custa dos incentivos dos programas de expansão do ensino superior, incomparavelmente maiores na última década.

    9
    Apesar de não conhecer bem a gíria dos traficantes do Rio, acredito que todo bom estrategista político deve procurar "dominar" todo o espaço no qual pretenda ter influência e, neste caso, todos os partidos políticos deveriam ser igualmente eficientes.

    CONCLUSÃO
    Quem tiver interesse na Análise do Discurso aplicada à Política deve ler O DISCURSO POLÍTICO AUTOCRÁTICO: O DOMÍNIO DO EU, de Aileda de Mattos Oliveira e o DICIONÁRIO LULA, de Ali Kamel, dois trabalhos completamente diferentes, mas igualmente úteis.

    ResponderExcluir
  19. Ai, Leda de Mattos Oliveira. Seu texto é uma cópia, já amarelada, dos manifestos de alguns generais reformados. Só muda a assinatura.

    ResponderExcluir
  20. O que mais me impressiona é a violenta carga de preconceito e discriminação contida em textos como o da 'dra'. Me choca mais ainda porque vem de gente supostamente esclarecida e letrada. E os comentários favoráveis, então... Ovelhas agradecidas pelo parco alimento que lhes atiram, pois idéias distorcidas e tendenciosas encontram presa fácil entre despeitados e derrotistas.

    ResponderExcluir
  21. Isto não é preconceito. É pós-conceito...

    ResponderExcluir
  22. A INSEGURA PROFA.DOUTORA,SE NÃO O FOSSE ASSINARIA COMO CIDADÃ BRASILEIRA E ESQUECERIA O TÍTULO,PARECE INSINUAR QUE LULA SE INTITULA FILHO DO BRASIL POR EMPAFIA,SE BEM ENTENDI.
    ORA,CARA MESTRA,ESQUECEU A ÚLTIMA ESTROFE DO HINO NACIONAL?¨DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL...ÄTÉ ONDE EU SEI GARANHUNS FICA NO BRASIL.
    GOSTARIA DE VER SE A DOUTORA TERIA A CORAGEM DE ESCREVER UM ARTIGO DO MESMO TEOR SÔBRE OS GENERAIS PRESIDENTES NOS ANOS DE CHUMBO.
    ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA PLENA,MAS ACHO QUE O CIDADÃO LULA DEVERIA FAZE-LA PROVAR,NA JUSTIÇA,QUE ELE TEM PROBLEMAS MENTAIS.
    FÁTIMA MONTEIRO

    ResponderExcluir
  23. Coitada dessa maluca! É muito triste uma pessoa com complexo de inferioridade - tem que colocar a titulação antes do nome para poder conseguir veracidade em suas palavras. Os generais da ditadura, enfim, encontraram sua PORCA-VOZ.

    ResponderExcluir
  24. Ela está certa e sendo até muito complacente com tal "governo". O pior cego é aquele que não quer ver.

    ResponderExcluir
  25. ESSA MUIÉ DESAFORENTA É UM EMBUSTE!
    PROFESSORA E DOUTORA DA MAIS ANTIGA DAS PROFISSÕES, ISSO SIM!
    ACHO QUE "ELA" É UM TUCANALHA-DEMONIACO RAIVOSO QUE TÁ VENDO O SIMPÁTICO SERRA DESCER A SERRA!
    VAI DORMIR MEGERA!

    ResponderExcluir
  26. Achei o texto de muito mal gosto, muito me admira uma educadora falar tão mal do próximo, mesmo q seja sua opinião própria e ela seja uma pessoa franca, não somos obrigados a concordar. Não se deve confundir franqueza com falta de educação, todos merecem respeito, principalmente uma autoridade. Não concordo com muita coisa q o Lula vem fazendo mas eu o admiro sim, ao contrário do q muitos dizem, ele não tem nada de analfabeto, ele é um cara muito inteligente, representa muito bem o Brasil internacionalmente, ele me faz rir pq ninguém aperta ele, tem mais saída q um trevo kkkkkkk. Comparando com Collor e Fernando Henrique prefiro ele muitas vezes, se os outros presidentes não foram perfeitos, pq ele deveria ser? Existe alguém perfeito nesse mundo ao ponto de julgar os outros? vocês são?? pq eu estou longe de ser, por isso posso até criticar mas não apedrejo ninguém !!
    Att

    Luciana Soares

    ResponderExcluir
  27. Noooooooossaaaaa....



    Eu poucas vezes na vida vi um texto tao ridiculo. Primeiro, diga para cidadã em questão que se comunicar bem não implica usar palavras rebuscadas. Inclusive, ela é deselegante se não necessário, tornando o texto mais pobre e dando claro sinal de que o interlocutor fez uso desse formato para se mostrar e tentar se colocar num patamar mais elevado, como se isso desse crédito à infinidade de bobagens que iria escrever.

    Mostra tb o claro desespero da elite que perde poder. Só não vê quem não quer que o Brasil cresce a passos largos, que o país outrora devedor é hj credor do FMI. Que as pessoas estão deixando a linha de pobreza e miséria e tendo condiçoes de viver melhor. Que para qq índice que vc observar relacionado à crescimento o país andou a passos largos nos ultimos 8 anos, e olha que nesse período houve crises internacionais, como nada mais nada menos que, olha só, os EUA, cujo chefe da naçao já declarou que o chefe da naçao brasileira é o cara. Aliás, falando de outros países e cenário internacional, não sei se todo mundo pode viajar mas eu sempre que posso o faço. Só no ano passado estive em 5 países diferentes (Peru, Espanha, Holanda, Alemanha e Bahia - piadinha preconceituosa pq daqui a pouco chegarei em outra parte do discurso da infeliz professora, o preconceito). Nesses países podemos ver o respeito e admiraçao que o chefe da nossa naçao tem, pq de verdade, ninguém se importa com a sorbonne se é pra fazer merda. Se seguíssemos o modelo neo liberal que vínhamos fazendo antes desse governo e privatizando todas as estatais para benefício próprio estariamos como todos países que fizeram isso, como méxico e argentina, quebrados. Os países emergentes que crescem nao sao os que passam todo controle pro setor privado, mas os que acham o equilíbrio entre os dois termos. Exemplos: India, China e ... olha só... Brasil.

    Bom, podemos voltar ao cenário internacional, onde no forum sobre meio ambiente, o discurso do Lula foi o mais aplaudido, pq ele disse para todos os chefes de todas as nacoes que ninguem quer fazer efetivamente nada, e que se o empenho finaceiro de salvar os bancos numa crise como a dos EUA fosse revertido metade para acabar com a fome, não haveriam mais famintos. É mentira? Foi Lula que levou o Brasil ao G8. Pq os maiores países do mundo o respeitam. Coisa que nossa mediocre elite exploradora e irresponsa'vel é incapaz de fazer. Lula levou o Brasil ao conselho de segurança. Mas como eu posso ter um presidente que nao é formado, é nordestino, veio do povo. Isso envergonha. É essa merda de preconceito que faz um discurso mediocre como o dessa professora. Não se precisa ter um portugues excelente para se ter clareza de ideias, responsabilidade e bons senso. O que envergonha o Brasil nao é nosso presidente, mas nossa elite.



    Por favor nao me mande mais um texto mediocre como esse. Acho que em todos os setores da vida existem acertos e erros e com o governo federal nao poderia ser diferente. Creio que um debate inteligente só agrega, mas no texto dela nao tinha dados. Se ela quiser podemos discutir pq se vai de sao paulo a santos e se paga 18 reais de pedagio e de sao paulo a Bh e se paga 1. Uma discussao saudavel parte-se do principio de analisar, encontrar solucoes para problemas e principalemente ver o que se está sendo bem feito. Nao se pode discutir com gente arcaica, preconceituosa e de visao limitada, travestida atrás de um título de doutor.

    ResponderExcluir
  28. Aileda de Mattos Oliveira Prof.ª Dr.ª de Língua Portuguesa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ...
    “Tudo está dominado, porque está corrompido pelo dinheiro fácil em troca da traição e da sabotagem. Apenas por patriotismo, sem levarmos nenhuma vantagem, porque pertencemos a outro grupamento ético, que não leu o glossário lulista, sabotemos o filmeco do palhaço de Garanhuns, desde já, para que, no ato da divulgação, caia no ridículo o Filho bastardo do Brasil, que bem poderia ser o Filho de outra coisa que já sabemos o que é.”
    Uma Senhora de 75 anos, que se diz “Prof.ª Dr.ª de Língua Portuguesa” pertencer a outro grupamento ético, acredito que tenha falhado em suas aulas de Português pela sua contradição ,
    “Já imagino esse filmeco sendo veiculado no agreste, nos sertões, arrebanhando os ingênuos e estimulando-os ao analfabetismo, à bebida e à rebelião “
    Porque seus colegas professores que durante 500 anos,
    “Tais alterações são produtos dos erros de raciocínio e da falta de intimidade vocabular, que a incontinência verbal do senhor feudal, pela repetição, torna-as vernaculares. Tudo isso, aliado à esperteza de um espírito pusilânime, tem o poder de corromper os alicerces de todos os poderes da República.”
    não conseguiram alfabetizar este outro grupo ético “ no agreste, nos sertões “ a Senhora da época dos coronéis, estudava as custas dos GOVERNOS em uma Universidade Federal, “Regredimos ao populismo desenfreado do brizolismo e percebemos, claramente, a existência de dois Brasis: o que trabalha e estuda para o desenvolvimento nacional e o que vive de estelionato político, sorvendo os impostos pagos pelo primeiro dos Brasis.”
    Ou por esta casta que a nossa geração não foi capaz de mudar e os seus colegas de salário mínimo não puderam ir para as Universidades Federais e depois voltar a escola e mudar “os traficantes do Rio, "está tudo dominado". Eles sabem o que dizem, infelizmente. Tudo está dominado, porque está corrompido pelo dinheiro fácil em troca da traição e da sabotagem.” o que foi criado nos últimos 500 anos nas cidades e no campo !!!!!!
    A senhora deve pertencer a este outro grupamento ético que durante 500 anos fez “A pressão para um conflito entre brasileiros .” e “Apenas por patriotismo, sem levarmos nenhuma vantagem, porque pertencemos a outro grupamento ético” criar “ a multidão de ignorantes do interior do país”.
    Esta sua conduta é demonstração de desequilíbrio psíquico, uma senhora de 75 que se diz .... perdendo valores que cultivávamos como habituais normas de conduta, não merece atenção deste povo de 80% de ignorantes brasileiros sem ética e não fazer parte desta outra casta que a senhora diz pertencer.
    Art.1º Parágrafo único
    “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil:
    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
    II- garantir o desenvolvimento nacional;
    III- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais:
    IV- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e qualquer outras formas de discriminação.
    Entre a sua casta ética e seus Boris ....., EU fico com a casta de 80% de brasileiros em que está incluído o nosso Presidente Lula, a Doutora Zilda Arns e seus 150 mil seguidores, os soldados brasileiros no Haiti, muitos outros brasileiros que não tiveram as oportunidades e grande parte de brasileiros que tiveram a oportunidade de um curso superior mas não se acham de casta superior e trabalham para reduzir as desigualdades.
    Francisco de Assis d´Avila
    Com orgulho de ser BRASILIEIRO .

    ResponderExcluir
  29. Com a palavra a UFRJ, direção, corpo doscente e psiquiatras em geral.
    Essa ‘douta’ professora nem tem o senso do ridículo ao expor as suas idéias facistas utilizando o nome de uma instituição de tal porte, da qual recebe polpudos salários oriundos de nossos impostos ?
    Diante desse festival de besteiras que grassa nos vários sites de cunho nazistas, nesse caso podemos tirar 2 conclusões:
    1- Eis uma das razões principais do país se situar entre os piores do mundo em educação.
    2- Muitas vezes um diploma não vale mais do que uma tira de papel higiênico (usado, nesse caso).

    ResponderExcluir
  30. ohhh, o que é isto meu Deus! Ainda bem que o BRASIL tem como protetora N. Sra Aparecida e o Cristo Redentor do RJ. EU inda repito o de sempre, que a DITADURA DE 1964 fez uma REVOLUÇÃO CULTURAL PERFEITA. Deixou o eleitorado e o eleitor anestesiados por tantas imbelicilidades.Até parece que o raciocínio do eleitor ta viciado em ANTI-DEPRESSIVOS. De uns anos pra cá, desonestidade já não escandaliza o brasileiro, hipocrisia é confundida com polidez e educação, corrupção passou a ser comportamento normal tolerável, crimes e violências públicas no trânsito é "norrau", religiosos exploradores dos bolsos de fiéis é muito comum. Será q tem remédio para a NACÃO DOPADA EM BERÇO EXPLÊNDIDO?

    ResponderExcluir
  31. Bem, o que eu poderia dizer com relação às palavras da professora.... Nada, ela tem razão, mas eu pergunto embora esse traste de presidente não tenha meu voto, e nunca terá, em quem devemos votar em caso de uma terrorista de merda chamada Dilma ou o letrado canalha e ladrão do José Serra virem a ser candidatos de segundo turno? Nosso país está passando por uma crise moral gravíssima, muitos optam por votar no menos canalha e menos ladrão, no famoso, “rouba, mas faz”, ao invés de começarmos a dizer não para qualquer tipo de corrupção e tratarmos esses lixos com tolerância zero. É verdade o que a Professora falou, também concordo, mas esses parasitas malditos estão dominando justamente porque a maioria do povo é suja, canalha, e adora o chavão: Jeitinho brasileiro. Enquanto acharmos glorioso, honesto e legítimo esse “jeitinho brasileiro” seremos sempre essa etnia vira lata chamado, povo brasileiro”. Não sou Letrado, estou tentando fazer uma faculdade, embora o dinheiro esteja escasso, mas me esforço para sobreviver a esse lamaçal sem nenhuma mancha nessa República brasileira, que de Res publica não tem e nunca teve nada.

    ResponderExcluir
  32. já pensou se Adélia, o contrário de Aileda, chamasse um dos generais-presidente do tempo da ditadura de filho da p....?

    ResponderExcluir
  33. A Democracia deixa de existir quando tiram de um que prefere trabalhar para dar àquele que prefere não

    ResponderExcluir
  34. A Liberdade é o mais importante dos direitos humanos. Este Direito não quer dizer que todos nascem com o direito de ter terra ou casa ou celular. Estes são apenas as coisas que a liberdade oferece o DIREITO de tentar adquirir.
    A Liberdade não existe quando um é obrigado a dar dos frutos do seu trabalho para que outro pode ter estas coisas.
    Se o governo não estivesse com tanta ganância, o Brasileiro teria prazer em compartilhar com os menos capazes pela generosidade nata deste povo.
    Fomos OBRIGADOS a mandar mais do que podemos, para Brasilia! Isso É Ditadura

    ResponderExcluir
  35. Também sou inconformada com a situação do Brasil e, principalmente, com o nosso Poder Judiciário.

    Gostaria que você visitasse meu Blog e o divulgasse para seus contatos.

    Vamos tentar fazer algo para melhorar o que pudermos.



    http://eutambemacreditoemlobisomem.blogspot.com/

    ResponderExcluir