quarta-feira, 18 de novembro de 2009

BLACK-OUT E A OUTRA - DOCA RAMOS MELLO



E por acaso tu sabe onde fica Itaberá? Tu sabe que é lá que tem um bando de cruz de ferro cheia de fios e que é dessas cruzes que sai a luz da casa da gente, ô sabichão? Garanto que tu não sabe de porcaria nenhuma, mas não para de matraquear contra o governo de V. Exa. Metalurgíssima, eu sei que tu não aprecia O Cara porque tu tem inveja, tu é feito FHC. Que FHC, com faculdade e tudo, igualzinho a tu - e quem não sabe disso é muito besta -, tem um sonho que é o maior sonho da vida dele: ser O Cabra!!! Tu não alcança a filosofia porque tu é manco das ideias. Mas, eu sei, eu manjo a raiva dele quando fala no Cara. FHC bem gostaria que o Brasil inteiro fosse apaixonado por ele da mesma forma que é pelo filho de Dona Lindu, queria mandar uns discursos porretas como os do Cara, ganhar filmão da vida dele com a Glória Pires, quem não quer?
Pois morde aqui!
E me mostre quem é que vai confiar num sujeito que fala estrangeiro, parece um lord desses antigos, empertigado, tipo galã Ranfri Bogarte, me diga, quem? Nem eu, que nunca fui uma besta feito tu, dou meio metro das minhas costas para FHC cuidar, eu, que sei ler de carreirinha e não sou ignorante como tu pensa só porque tu fez uma merda de uma faculdade, eu não confio em ninguém que tem faculdade, meu chapa. Meu ideal é crescer na vida assim, como meu ídolo, sem essa merda de estudo, sem encheção de saco inútil, livro só serve p’ra traça...É isso aí.
Portanto, vê se para de falar em apagão, apagão, tu não tem outro assunto? Bem que V. Exa. Metalurgíssima reclama, que azia!
Vou botar um pouco de esclarecimento nessa sua cabeça de vento, nessa sua mentalidade revoltada, vou explicar direitinho. Primeiro que não foi apagão, que mané apagão, nem apaguinho, foi Blecaute. Tu sabe alguma coisa do Blecaute? Pois era um crioulinho – preste atenção que isso de ‘crioulinho’ era num tempo em que se podia dizer crioulinho, heim, hoje dá uma cadeia brava, tome tento, mas estou usando porque ele, o Blacaute, era dessa época e além do mais, eu posso... - de beiço largo que fez muito sucesso no cinema. Ficou famoso no papel de grande herói de guerra, um japonês meio safado e piadista de nome Markusnanini, Makukaima, Mikakuiama, alguma coisa assim, tirado de um livro importantíssimo. E Blecaute, ele mesmo, era também um sujeito que gostava de contar piadas, fazer graça, ele era divertido paca, morreu e foi p’ro céu. Pois tá lá ele, no céu, aquele azul todo, a argolinha dourada na cabeça, asinhas nas costas, só sentadinho em cima da nuvem, sem nada p’ra fazer de safadeza... Tu acha mesmo que ele ia se conformar com essa pasmaceira?
Bingo!
Blacaute bateu p’ra São Pedro, tu manja São Pedro, o porteiro do céu, outro cansado de ficar só fazendo seleção ali na porta, eu soube que São Pedro tinha um gênio desses que pedem ação, e os dois resolveram mandar um raio desgraçado de forte bem na cabeça de Itaberá, só de farra. Nem era p’ra apavorar os itaberaenses, era mais uma coisa de inventar um novo etê de Varginha só p’ra movimentar um pouco a vida naquela cidadezinha pacata, compreendeu agora? Ocorre que Blecaute é um gozador, São Pedro tem dedo forte, o negócio saiu melhor que a encomenda e bummm!!! Foi uma trovoada impressionantíssima, um raio gigante, direto lá na cruz de ferro e fio, aí deu merda e a luz puf! Foi só isso. Morreu alguém? Alguma velhinha enfartou? Deixou de sair o pão do forno no dia seguinte? Nada, nada. Foi um sustinho apenas. E depois, o Lobão explicou claramente, o Lobão é chegado na vovozinha, coisa de história infantil para fazer nenê dormir, pura lenda, cara!
Agora...
Daí a tu meter o pau no governo de V. Exa. Metalurgíssima, francamente, é de lascar. Mas, eu sei por que tu vem com força total. Tu tá é com inveja porque a zelite não vai ganhar o Bolsa-Celular com crédito de grátis no pré-pago, necas de pitibiriba, então tu tá na revolta, meu camaradinha. Eu nem sei porque perco meu tempo com tu, acho até estranha essa nossa amizade, afinal tu é branco, zelite, e eu, na qualidade de afrodescendente quase legítimo, nem devia lhe dar muita bola, não fica bem, mas apesar da tua ignorância, gosto de tu, rapaz. Porém, meu chapa, a gente não ‘somos’ iguais, eu posso invadir terra com o MST porque nada me acontece, posso ir preso e meus filhos terão direito à Bolsa-Reclusão, ganho o Bolsa-Família regularmente, tenho direito a cotas, sou um cara diferenciado, qualquer merdinha que me aconteça a CNBB cai de pau em cima do Brasil inteiro, sou meio Obama... Quero dizer, I CAN – tu vê que eu já tô entrosado com o marquetingue americano do norte, hehehe! Tu fica inteirado de que já tenho até meu slogan de campanha p’ra vereador: Neguinho Paz e Amor tipo Beija-flor, olha a minha sacada, eu juntei tudo aí.
Já tu... Tu é o pagador da conta, tu é meio mané nesse lance todo, paciência, alguém tem de arcar com o custo Brasil, né? Aí zelite, força!!
Tu é oposição, confessa. Então tu tá se borrando de inveja porque V. Exa. Metalurgíssima vai botar Lady Dil na cadeira dele p’ra guardar a vaga enquanto ele dá uma paradinha básica, é isso. E não me venha com a velha conversa fiada de que ela não emplaca, nem me diga que foi terrorista ou seqüestradora porque ela fez tudo isso no passado e agora, é “outra pessoa”. Que nem o sujeito taliano, coitado, que um dia lá na Itália, matou menos de meia dúzia no calor da emoção, veio para o Brasil, adotou esse nosso jeitinho maneiro de ser e se tornou um outro homem. Agora, tem gente maldosa que quer devolver o homem para a terra dele lá, dizendo que ele precisa ser julgado pelos crimes que cometeu. Que crimes, chefia?! Aquele não era ele, era O Outro. Lady Dil também mudou, agora ela bate um bolão no time de V. Exa. Metalurgíssima e o passado se escafedeu. Deus perdoa, a gente perdoa também, tudo passa, é ou não é? Falaram tanto do ZéDirceu, por exemplo, e o que aconteceu? Nada, ué. Porque hoje ele é outra pessoa, inclusive mais cabeludinho...
DOCA publicou esta crônica em : http://www.papolivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário