sexta-feira, 4 de março de 2011

REVOLTA NO MUNDO ÁRABE - 4


Que diferença heim? No conflito da Líbia, os Estados Unidos, Reino Unido, França e outros países ameaçam intervir militarmente no pais. Quando o povo saharaui foi massacrado em seu próprio pais pelas forças do Marrocos, nenhum destes grandes países se tocou, não estavam nem ai para os Direitos Humanos, a não ser alguma poucas críticas na Assembleia Geral da ONU, nada mais que isto. Até hoje, nada de efetivo foi feito para ajudar este humilde povo, violentado em seu próprio pais por forças estrangeiras. A diferença é que lá não tem petróleo!

Na Líbia existe uma das maiores reservas de petróleo do mundo, ai que mora o interesse das grandes nações! Não que elas se preocupem muito com os D.H. dos líbios, querem é garantir o fornecimento do ouro negro!

Segundo jornais internacionais o Presidente Barack Obama afirmou, esta quinta-feira, que caso seja necessário o seu país está preparado par intervir na Líbia.

“A violência tem de parar! Muammar Kadhafi perdeu a legitimidade e deve sair! Quero assegurar que os Estados Unidos têm capacidade para reagir de uma forma rápida, caso a situação se deteriore e se transforme numa crise humanitária”, afirmou ele.

Crise humanitária heim? No Sahara Ocidental não houve crise humanitária?

Não tive mais notícias do que tem acontecido por lá, principalmente em El Aaiun, espero que a manifestação programada tenha sido pacífica e que as manifestações no próprio Marrocos tenham uma repercussão positiva para os saharauis!
Interessante como reagem os ditadores e terroristas quando as coisas são contra eles: Kadhafi reclama da intervenção do que chama de problemas internos de seu pais, todavia, não se furtou de intervir com atos terroristas pelo mundo todo: quem não se lembra do atentado contra o avião da PAN AM em 1988 com 280 mortos, o atentado em 1986 na explosão da La Belle em Berlim com 3 mortes e 229 feridos? Constam ainda em seu curriculum a ajuda financeira e logística a todas as facções terroristas espalhadas pelo mundo durante o seu governo na Líbia!

2 comentários:

  1. O rei do Marrocos, Mohamed VI, acaba de pronunciar um discurso à nação no qual anuncia reformas constitucionais. Parece que o monarca está preocupado com as revoltas no mundo árabe, pois esse é seu primeiro pronunciamento depois das manifestações do dia 20 de fevereiro em Rabat, Casablanca e outras cidades, entre elas El Aaiún (embora não tenha aparecido na mídia). Esperemos que tais reformas favoreçam o povo saaraui, já que o Saara Ocidental é uma região de suma relevância dentro da política marroquina.

    SMP

    ResponderExcluir
  2. Esta es la información que viene el el periódico español El Mundo en lo que se refiere al Sahara:

    "El discurso del rey está enmarcado dentro de la puesta en marcha de la llamada regionalización del país, que comenzará por el Sahara y que dejará el poder de las nuevas regiones en manos de los presidentes de los consejos regionales, en lugar de los "walis" y los gobernadores como sucedía hasta ahora."

    ResponderExcluir