quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DIREITOS HUMANOS? 7 – A SITUAÇÃO SE COMPLICOU


Acreditei que após as primeiras manifestações do Parlamento Europeu e com o envolvimento da ONU, com a nomeação de um novo governador, de origem saharaui, e a entrada de uma repórter estrangeira em El Aaiun as coisas iriam melhorar, ledo engano, não foi o que aconteceu, a situação na verdade se complicou de novo com revoltas na própria El Aaiun e noutras cidades como Dajla, Smara e Bojador, onde estudantes começaram uma briga na própria escola devido a provocações dos filhos de colonos marroquinos. A intransigência do governo do Marrocos ao não propiciar melhorias das condições de vida dos saharauis impedidos de obter assistência médica e hospitalar, de ter informações sobre os presos e amigos e parentes desaparecidos, talvez já mortos e enterrados, são os motivos para esta justa revolta. A Human Rights Watch já confirmou as torturas e maus tratos a este povo humilde e indefeso. A única jornalista estrangeira, Ana Romero, do El Mundo, foi expulsa por tentar passar ao seu jornal a verdade do que lá ocorria, ninguém mais teve autorização para entrar. A Cruz Vermelha espanhola está proibida de atuar e uma ONG Belga, com duas médicas, foi também expulsa. Assim, temos que continuar tentando chamar a atenção do “mundo” sobre o problema, o pior é que o “mundo” não está interessado na sua solução nem mesmo quer dele tomar conhecimento. A Frente Polisário, por exemplo, acusa a Espanha de lavar as mãos sobre os acontecimentos. Infelizmente, muito sofrimento ainda vai ser necessário para que medidas eficazes sejam tomadas...

10 comentários:

  1. Sim, a situação se complicou e pode se complicar ainda mais. Se a comunidade internacional continuar se omitindo, o mais provável é que ocorra um genocídio, uma "limpeza étnica". Do contrário, por que o Marrocos se empenha em afastar as testemunhas? Por que expulsou com fortes ameaças a única jornalista que ainda estava lá?

    Senhores políticos, instituições competentes, se não fizerem NADA, como até agora, vamos assistir ao EXTERMÍNIO DE UM POVO!!!

    Não se trata SÓ de condenar as ações do Marrocos, é preciso interferir JÁ ou depois será TARDE!!!

    Um brasileiro revoltado com a indiferença dos nossos políticos

    Jerônimo, de São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Es una vergüenza lo que hace el gobierno español -que no los ciudadanos de a pie- ignorando el riesgo que corren los saharauis, hasta 1975, ciudadanos españoles de derecho- en manos del gobierno marroquí. Allí se va a llevar a cabo un exterminio como España no intevenga. Si no lo hacen, señor Zapatero, señora Trinidad Jiménez, ustedes serán complices del tirano asesino.

    una ex votante del PSOE

    ResponderExcluir
  3. Sou brasileiro e só agora, através deste blog, estou tomando conhecimento do horror que está vivendo esse povo do deserto. É incrível que em pleno século XXI vejamos uma barbárie assim nas barbas da tão "civilizada" Europa. Que interesses tão poderosos (e podres) existem por trás de tudo isso? E nosso ainda presidente, por que não faz nada? Só está preocupado com sua mudança? Acorda LULA!! DILMA, vai fazer alguma coisa??

    ResponderExcluir
  4. Hoy en El Mundo, Ana Romero, la corresponsal expulsada de El Aaiún cuenta como fue su estancia en esa ciudad, el acoso que sufrió por parte de las autoridades marroquíes. Asimismo nos informa del sufrimiento por el que está pasando el pueblo saharaui: detenciones, torturas, desapariciones y falta de asistencia sanitaria. Dice la periodista que seguirá informando incluso desde aquí. Ojalá sea así, Ana.
    Ricardo J.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou de Aracaju e estou revoltada com esses acontecimentos. Até agora não tinha escrito aqui, mas hoje me decidi porque vejo que a situação dessas pessoas está piorando. Vou repassar o link deste blog. Um abraço e parabéns pela informação.
    Rosana

    ResponderExcluir
  6. Quero deixar aqui minha INDIGNAÇÃO contra os políticos do mundo inteiro. Que nojo!!!!!!
    Só isso.

    ResponderExcluir
  7. Os paises poderosos economicamente e os emergentes estão omissos a esta BARBARIE, em pleno sec XXI.
    Onde está os Estados Unidos, que não se manifesta? Onde está o Brasil? e muitos outros. Porque o exterminio deste povo está ocorrendo? Quem o MARROCOS pensa que é?
    Sociedade civil,vamos nos manifestar através deste blog. Estamos no conforto dos nossos lares e irmãos nossos estão sofrendo todas estas violências. Vamos nos fazer ouvir.

    Uma brasileira de Campinas

    ResponderExcluir
  8. Imprensa Brasiliera se manifeste! Um povo inteiro esta sendo exterminado. A omissão nos torna cumplices

    ResponderExcluir
  9. É parece que nomear um governador saharaui foi uma ação, para dar uma falsa impressão, de que a situação se acalmaria. Como dizemos aqui no Brasil, foi "só para inglês ver".

    ResponderExcluir
  10. Desde España, GRACIAS, MUCHAS GRACIAS a vosotros brasileños por las manifestaciones de apoyo a mi pueblo.

    Gracias también (y principalmente) de mi familia en El Aaiún.

    una saharaui

    ResponderExcluir