quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ENTRE O PENSAR E O AGIR - CRC/SP

Entre o pensar e o agir

No mundo profissional, a agilidade é uma característica muito valorizada. Algumas situações, porém, requerem uma visão mais analítica, o amadurecimento da ideia, uma análise geral do contexto, para que determinadas atitudes sejam colocadas em prática. O atual mercado de trabalho treina o profissional para agir a curto prazo e isto, na maioria das vezes, impede-o de ampliar as inúmeras possibilidades de resultados.

De acordo com o especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Cersi Machado, algumas causas podem denunciar o ato impulsivo de agir sem pensar. A mesmice do dia a dia, a falta de tempo e a obviedade das atividades profissionais levam muitas pessoas a acionarem o “piloto automático”, e simplesmente tomarem decisões sem medir as consequências.

Toda decisão tomada às pressas pode se refletir em ganho imediato, mas, futuramente, poderá ter consequências não tão positivas. É preciso pesar e considerar as variáveis da situação, para depois tomar atitudes de forma moderada e consciente. “O profissional que sabe como iniciar, executar com qualidade e finalizar a tarefa que se propõe, esse possui melhor noção de presente e futuro”, aponta o gestor estratégico.

Durante a rotina profissional, pensar antes de agir se reflete em muitos benefícios, como: enxergar e não somente ver as possibilidades para resolver uma situação, conseguir os melhores resultados, obter qualidade no que se propôs a realizar. Outro ponto importante é saber avaliar as atividades que são importantes e as que são urgentes. “Quando existe a sensação de que não se tem mais tempo para fazer as coisas, é preciso repensar a maneira como o administra. A partir dessa observação é necessário planejar o trabalho, utilizando como princípio, a antecipação”, sugere Machado.

Para finalizar, o gestor estratégico aponta que para os dias de hoje, a flexibilidade é uma das maiores características para se superar e se destacar profissionalmente, mas para isto, é de extrema importância ter a visão das possibilidades, pois, ser flexível é ampliar escolhas, ter novas e mais ricas formas de agir.

Dicas de como pensar para depois agir:

· Avaliar a gravidade e importância da situação. Definir critérios para analisar cada situação, antes de tomar decisões por impulso.

· Definir o tempo, de forma adequada e inteligente, para lidar com a situação; lembrar que nem tudo que tem gravidade alta precisa ser resolvido agora.

· Identificar qual a consequência da ação, seguindo a avaliação anterior.

· Usar corretamente uma agenda e classificar as atividades por grau de importância.

· Aprender a dizer não para coisas que não são importantes.

· Manter o foco e se concentrar naquilo que é urgente.

· Verificar as alternativas mais inteligentes para se sair bem de uma determinada situação.

· Pensar e avaliar as possibilidades, para que a resposta diante da situação seja a melhor possível.

FONTE: CRC/SP ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário