sexta-feira, 15 de outubro de 2010

RIR CONTINUA SENDO O MELHOR REMÉDIO

Rir continua sendo o melhor remédio

Como estar no mundo e não se contagiar com as pessoas, os modos, as atitudes e as ideias? Cada um possui uma forma particular de ver e viver a vida e isto se reflete em todos os aspectos do cotidiano, principalmente no trabalho. Assim, no ambiente profissional, por meio do contato diário com colegas e chefes, cada um pode desenvolver as mais variadas ações, reações e sentimentos diante das situações. O segredo é cultivar o bom humor.

O psicólogo norte-americano James Lin afirma que “quem ri junto, trabalha melhor”. Então, levar isto para todas as esferas da vida é fundamental para manter um clima sadio e agradável. Sorria e contagie!

No ambiente profissional é comum colegas e chefes apresentarem oscilações de humor. Muitos, infelizmente, não percebem que isso dificulta e prejudica os relacionamentos. De acordo com a consultora Maria Rita Gramigna, mestre em Criatividade Total Aplicada, existem cinco emoções básicas que compõem o ser humano: medo, amor, raiva, tristeza e alegria. Se o local for hostil prevalecem, geralmente, os sentimentos negativos. “É difícil conviver com pessoas mal-humoradas, irritadas, impacientes, agressivas ou desestimuladas”, explica.

Essas ações refletem o estado de espírito do profissional e devem ser evitadas em um ambiente de trabalho. Colegas e chefes que agem dessa forma são pouco simpáticos e os demais preferem se distanciar deles. Essas atitudes afetam também nos resultados coorporativos. Segundo a consultora, uma boa saída para administrar essa situação “é colocar-se no lugar do outro e tentar entender os motivos de seu comportamento, mostrar o lado bom do problema, respeitar o momento do outro, ouvir sempre quando houver espaço, usar a empatia, atuar com amor, alegria e paciência. Nada é mais positivo do que agir racionalmente e evitar revides”, orienta.

Cultivar o carisma, simpatia e cortesia são fundamentais. Os colegas vão sentir-se mais à vontade para trocar informações, aproximar-se, conversar. Vão sentir-se estimulados a concluir um projeto ou cumprir uma meta, a possibilidade de superar um desafio e o reconhecimento de sua capacidade de realização. Segundo Gramigna, a criatividade e a produtividade fluem, favorecendo a união das equipes e ainda amenizando o stress. “Além disso, o meio se torna mais amigável, leve e participativo. Então, nada como bom humor e um sorriso para contagiar a todos”. Mas lembre-se: faça sempre uso da moderação e do bom senso!

FONTE: CRC SP ONLINE

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