quinta-feira, 21 de outubro de 2010

COMO EQUILIBRAR TRABALHO E VIDA PESSOAL?


Mundo competitivo, concorrência acirrada, tempo reduzido: esse é o cenário que se configura na contemporaneidade. Como reflexo, a população produtiva tem trabalhado cada vez mais sem mensurar as consequências que o exagero de trabalho pode provocar em sua saúde e mesmos nos relacionamentos sociais. Será que as pessoas estão levando ao extremo seus ofícios profissionais ao ponto de não conseguirem se desligar deles? De acordo com o sociólogo italiano Domenico De Masi “existe uma alienação por excesso de trabalho, um reflexo do período pós-industrial”.

Criado para definir os viciados em trabalho, surgiu o termo em inglês workaholic. De acordo com o psicólogo Júlio Turbay, esse vício pode trazer malefícios para o ser humano. “Pessoas viciadas em trabalhar deixam em segundo plano o convívio social, a família, as atividades de lazer e físicas. Em casos extremos, trabalhar demais afeta aspectos da saúde provocando alimentação inadequada, insônia, impotência sexual e, até mesmo, depressão”, aponta.

Para o psicólogo, a prevenção deste tipo de comportamento depende em grande parte da pessoa, que deve estar atenta à sua forma de funcionamento, à manutenção de seus interesses pessoais, às atividades de lazer e, principalmente, como estas se equilibram com a família, o trabalho e as demais demandas da vida pessoal. Para o sociólogo Domenico, é necessário entender que o trabalhado não é tudo na vida e que existem outros grandes valores como o estudo para produzir saber, a diversão para dar alegria, a família para criar solidariedade. Ele defende a ideia do ócio criativo, a fim de se ter uma vida mais feliz e produtiva.

Para elevar a qualidade de vida do empregado e evitar excesso de trabalho, as empresas também possuem papel fundamental na vida do trabalhador. “É preciso criar políticas que evitem o adoecimento por conta do exagero. A família também tem papel essencial para ajudar a pessoa que passa por este problema, cobrando-a a fim de manter-se atenta aos outros fatores presentes em sua vida”, sugere Turbay. Recomenda-se que as ferramentas modernas como o e-mail, telefones celulares, os blackberrys e outros meios, sejam utilizadas em benefícios do trabalhador, porém, deve se estar atento ao seu uso, pois, muitas vezes fazem com que o empregado esteja conectado 24 horas por dia, desencadeando um vício em muitos casos.

Como descobrir se você é um workaholic:

1. Você leva trabalho para fazer em casa? No fim de semana? Nas férias?

2. Você transforma seus hobbies em empreendimentos que rendam dinheiro?

3. Você fica irritado quando as pessoas pedem que você pare um pouco de trabalhar para fazer qualquer outra coisa?

4. Suas horas extras incomodaram sua família ou outros relacionamentos?

5. Você pensa em seu trabalho quando dirige ou se prepara para dormir ou quando os outros estão falando?

6. Você trabalha ou lê durante as refeições?

7. Você acredita que com mais dinheiro irá resolver os outros problemas de sua vida?

8. Você trabalha mais de 40 horas por semana?

9. Sua família e seus amigos desistiram de esperar que você chegue na hora?

Fonte: Workaholic Anonymous

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