quinta-feira, 22 de julho de 2010

LIDANDO BEM COM AS DEMISSÕES

Lidando bem com as demissões

Os momentos mais difíceis na carreira de um profissional são os que envolvem demissões: pedi-la, ser demitido, ver um colega ser demitido ou ter de demitir alguém. Essas situações, apesar de serem normais no mundo corporativo, são constrangedoras e, infelizmente, nem todos lidam bem com elas. A personalidade de cada pessoa interfere no modo como ela vai reagir, mas existem algumas atitudes básicas de bom-senso que devem ser seguidas.

Ao ver um colega ser demitido, ou ficar sabendo do ocorrido, o melhor a fazer é dar uma palavra de apoio a ele, mas sem perguntar detalhes. Fale algo construtivo, como elogios ao seu profissionalismo, incentivos e votos de boa sorte para conseguir um novo emprego rapidamente. Seja solidário, mas não exagere em suas atitudes e mantenha descrição. No dia seguinte à demissão, é de bom tom telefonar para oferecer ajuda e perguntar como ele está se sentindo.

No caso de ser você a pessoa demitida, receba a notícia com dignidade e jamais perca a cabeça, demonstrando reações de pânico ou raiva. Converse com o chefe calmamente, procurando entender os motivos do desligamento. Depois, reflita sozinho sobre suas ações e atitudes e busque melhorar seu desempenho profissional.

Não é recomendável falar sobre o assunto com todos os colegas da empresa, pois o chefe pode ver tal atitude como uma tentativa de se colocar no papel de vítima. Já que você está saindo do trabalho, não deve deixar uma imagem negativa, mesmo porque ela poderá atrapalhá-lo no futuro. Você pode precisar de indicações ou de cartas de recomendação do ex-chefe. No último dia de serviço, procure não fazer alarde de que está saindo. Guarde os pertences com descrição e se despeça educadamente.

Se desejar sair da empresa por conta própria, isto é, se quiser pedir demissão, comunique sua decisão à chefia com antecedência. Evite criticar o ambiente e as pessoas e não diga que está saindo por insatisfação – ainda que seja verdade. Apenas alegue que está buscando novos desafios e agradeça pela oportunidade. Nos empregos futuros, não fale mal dos anteriores. Isto dará a entender ao novo chefe que você fará o mesmo com ele quando sair da empresa.

O consultor do site DireitoeTrabalho.com Jorge Araújo alerta que, antes de pedir demissão, é importante conhecer a legislação trabalhista. "Nessa situação, o trabalhador não tem direito a, por exemplo, sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou obter o acréscimo de 40% sobre seus depósitos, e, muitas vezes, precisa cumprir o período de trinta dias correspondentes ao aviso prévio ou permitir o desconto desse valor no seu acerto de contas. Tais regras podem deixar o funcionário em dificuldades financeiras. Por isso a demissão é uma decisão que deve ser avaliada previamente".

Porém, pode ser que a situação se inverta e seja você o chefe. No caso de demitir alguém, tenha claro, antes de tudo, o motivo da demissão e os números da indenização para informar ao funcionário. Comunique-o dessa decisão o quanto antes. Caso ele fique deprimido, fale a respeito dos benefícios e demonstre que a empresa está disposta a ajudá-lo no processo de recolocação. Agora, se ele reagir com raiva, apenas informe-o sobre os direitos e não entre em discussão.

Lembre-se ainda de fazê-lo assinar a carta de demissão antes de deixar a sala. Por mais que esta seja uma situação constrangedora, a carta de demissão é um instrumento exigido por lei.

FONTE: CRC/SP ONLINE

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