domingo, 27 de junho de 2010

ABAIXO A VUVUZELA! - DOCA RAMOS MELLO


Fiquei me perguntando por que razão não estou empolgada com a Copa. Examinei bem meu desânimo e tirei algumas conclusões básicas, afinal gosto de esportes, acompanho competições e, de repente, este maraaaasmo...ui!

...Seguinte: o preço da égua é 120...

Este é um ano de eleições e me incomoda a Copa tirando o foco do brasileiro, porque tem gente fazendo um monte de coisas por detrás da trave da seleção, debaixo dos caracóis do cabelo do Luis Fabiano, incluindo Madame Karadetratraia, que foi balançar o esqueleto na Europa com o meu, o seu, o nosso dinheiro – nóis é rico, benhê... Na saída da conversa reservada com o marido da celebridade, aquele francês baixinho e narigudo que governa a terra de Napoleão, deu uma entrevista catatônica – a bonequinha terrorista não domina os assuntos sobre os quais deveria falar! Então, gagueja, trunca períodos, muda de prosa como se estivesse na sala da casa dela tricotando informalmente, pfui.

Enquanto isso, V. Exa. Metalurgíssima rasga a cortina de fumaça e diz que Lady Dil é ele no cargo, Jesus! Aqui, cabe repetir a fala redonda de Geraldo Alckmin: “Quem anda de carona não acelera, não breca, não conduz”. Eu diria mais: boneca de ventríloquo murcha quando o manipulador e dono da voz sai de cena. Estamos bem arranjados com essa dama de peruca, minha Nossa Senhora! Juro que eu a vejo mamolenga, sendo dobrada e colocada na mala pelo parceiro de forró, sabia? Parem a sanfona!!!!!!!!

Por outro lado, Aécio Neves continua se fazendo de difícil, deixando Zé Serra no barco sozinho, a remar para dar conta de vencer a pororoca do pleito. Tem hora que a minha vontade é meter uma paulada na cabeça do mineiro, mas aquela história de comer quieto não é brincadeira, não, Jesus acuda! Parece que ele não percebe a situação em que se encontra o Brasil, seu projeto particular é mais importante que o país todinho, que horror... Tancredo deve estar se mordendo na cova, “esse menino sempre foi guloso demais da conta com pão de queijo em Minassss, uai, sô...”

Descobri, também, que detesto a praga da corneta africana que está invadindo os ouvidos do mundo como se fosse um bando de mamangavas. Ninguém escuta as torcidas, não há músicas, hinos, coreografias, nada – o que existe é a maldita vuvuzela emprenhando a cabeça dos estádios, as transmissões de tv, o ar, o mar, o céu e o inferno, sem dar um minuto de trégua. Na minha opinião, o negócio é pegar o inventor da engenhoca e cobrar dele pelos transtornos causados ao esporte bretão. Será que usam vuvuzelas em jogos de basquete, vôlei, nas competições de natação? Essa corneta dos infernos deve ser mais um motivo do rancor que os americanos do norte andam alimentado contra o futebol. Vocês sabiam que eles acabam de decretar o futebol como “esporte de pobre”...? Pois é, meteram a lenha, não querem os patrícios dando chutes a gol e muito menos desejam ver a América deles “amarronzada”, ou seja, coberta de latinos. Como eu sou meio burrinha, pensei inicialmente que o marrom citado tivesse a ver com os muitos negros que falam inglês com sotaque do Bronx, ou com o presidente deles lá, aquele moreninho cheio de charme, mas é claro que não, afinal as maiores estrelas do mundo sioux são todas negras como as asas da graúna, sorry, periferia de olhos azuis.

Imagine se aqui no Brasil alguém tivesse a manha de dizer que o futebol é coisa de pobre... Pegava uma cadeia forte na horinha e ainda teria de dar conta de sua fala na CPI do Esporte dos Descamisados, pagar umas duzentas cestas básicas para os jogadores do Esporte Clube Nóis na Fita, pedir perdão de joelhos em rede nacional.... Aqui, o buraco é mais embaixo e a gente não fala essas coisas politicamente incorretas não, né Adriano, o Imperador?

...Se levar o jumento, tem abatimento...

Na febre que já passou, eu jurei ter visto V. Exa. Metalurgíssima dar uma banana em público. Quando disse isso a meu marido ele me recomendou mais antibiótico, agasalho e cama. “Nada de tomar sereno, você está delirando, um presidente não faz uma coisa dessa, que isso, mulher!”. Mas, eu estava coberta de razão. O Cabra não só fez aquele gesto lindo da banana, exibindo o muque metalúrgico dele, como ainda completou o quadro com uma licenciosidade poética que deve ter feito Shakespeare se roer de inveja no túmulo! Meus muitos amigos queridos trataram de procurar o vídeo referente e mandaram o endereço p’ra mim. Nele, O Cara mais uma vez mostra ao mundo, no gesto finíssimo, o berço que tem, e ainda diz este poema: “...ou dá ou desce. Comigo não é assim, ninguém dá e todo mundo desce”.

Achei de uma fineza a toda prova. Quero, com todo respeito, perguntar à Lady Dil sobre sua opção no caso. E lembrar um sujeito dos meus tempos de adolescência que, gaguíssimo, dizia que levava as meninas no carro dele para passear e ia logo sentenciando: “Rô, rô, rodá, rô desce” – olha que boniteza! É um país elegante este, heim?

Muito bem, já que ninguém deu, vamos à listinha dos adeptos da seita “Água de Morro Abaixo”: mensaleitos, sanguessugas, aloprados, ZéD, Genoino (esse é um descedor nato!), Palocci, Marta (se bem que...), Tuminha, Mangabeira Unger, Delúbio, Silvinho, Eurides, Ângela Guadaguinim, etc., etc.

É como diz a canção, “p’ra baixo todo santo ajuda, p’ra cima é que a coisa muda”, né Dilma?

Finalmente, fiquei sabendo que Mercadejante vai lançar um livro com prefácio de V. Exa. Metalurgíssima.... Soprem as vuvuzelas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


DOCA publicou esta crônica em http://www.papolivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário