Muitas vezes, o profissional recém-contratado trabalha e não tem uma resposta se o seu desempenho está de acordo com as reais necessidades da empresa. Denominado feedback, esse resultado ou resposta é uma importante ferramenta para o desenvolvimento profissional.
O feedback ajuda o contratado a saber qual a visão de seus superiores e da empresa em relação ao seu trabalho e o orienta a melhorar nas falhas e intensificar os acertos. Não é um julgamento, mas sim um auxílio nas mudanças de comportamento.
Essa ferramenta também é importante para a diretoria, que poderá direcionar melhor os novos métodos de trabalho e verificar como o funcionário se adapta às atividades. “Para que o feedback possa dar bons resultados, ele deve ser descritivo e específico, tendo sempre foco no comportamento e não na pessoa. Deve estar direcionado para comportamentos que o profissional possa modificar. Um bom caminho é iniciar sempre com os pontos fortes e, depois, com os pontos a serem desenvolvidos”, explicou a gerente do Grupo DMRH Danilca Galdini.
Não é só o chefe que deve procurar o funcionário para a avaliação. É importante que o próprio funcionário se interesse em entender de que maneira o seu trabalho é visto. Não existe um período específico para pedir ou dar feedback. O importante é que ele aconteça em determinados prazos impostos pelos superiores ou até mesmo sugeridos pelos subordinados. Danilca recomenda: “é fundamental que seja oportuno e frequente. É importante evitar feedbacks quando o chefe ou o receptor estiverem frustrados, irritados ou mesmo cansados”.
Caso o funcionário queira saber sobre o seu desempenho e não sabe como solicitar ao seu superior, é bom fazer uma autoavaliação de comportamento. Assim, será mais fácil compreender as críticas e os elogios que receberá nesta conversa. “É preciso criar um ambiente de troca, reconhecendo que o processo é de análise conjunta e mantendo sempre a autoestima do receptor. Aproveite para pedir exemplos e sugestões para melhorar, se necessário”, finalizou Danilca.
FONTE: CRC/SP ON-LINE
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