quinta-feira, 9 de julho de 2009

DUMAÉGUA DA SILVA rides again!

escreveu: DOCA RAMOS MELLO - http://www.papolivre.com.br

Correria no Senado.
O senador Oquifio Dumaégua da Silva, conhecido por escancarar todas as maracutaias de que participa abertamente e sem corar no exercício de seu cargo público, convocou uma coletiva de imprensa para fazer importante pronunciamento. Ele fala da decisão que tomou de mudar o nome de seu PMPP – Partido do Meu Pirão Primeiro -, segundo ele, inspirada em outras trocas que deram certo como a do PFL, que se tornou DEM. A nova sigla de Dumaégua da Silva agora é PPV – Partido Puta Véia...(sic!).

Jornalista A: Senador, por que a mudança? PMPP já não continha sua ideologia explícita?
Dumaégua: Como é que é, rapaz?! Fale direito, não enrole, e não me venha com filosofias porque isso não enche barriga, enchesse e você nem estaria aqui, trabalhando feito uma besta. O que acontece é que esse negócio de ‘meu pirão primeiro’, apesar de claro como a luz do dia, era difícil para muito político entender, sabe como é, eles conhecem a prática, mas assim por escrito, como costumam negar tudo, se atrapalham, esse pessoal só é bom na mutreta, p’ro resto é burro p’ra diabo. E também PMPP era uma coisa meio intelectual da USP, tipo Marilena Chauí, zelite pura. Até o Severino, que é Severino e nordestino, já me perguntou que pirão é esse, se tinha peixe junto, veja você a dificuldade, estou mudando por isso também.

Jornalista B: Mas o senhor nã....
Dumaégua: Senhor, não, Excelência.
Jornalista B: Perdão, Excelência, mas não acha que ‘Puta Véia’ é uma expressão chula, além de ser ruim do ponto de vista do português?
Dumaégua: Que português, tem algum Joaquim aqui? Expressão lula até acho interessante porque o presidente é mais que um dos nossos e...
Jornalista B: Chula, Excelência, chula, de baixo calão.
Dumaégua: Olha o respeito, olha a ignorância, sou alto escalão, altíssimo! E ‘puta véia’ todo mundo sabe, é puta véia mesmo e não precisa ninguém explicar, nada de filosofia, como eu disse, sou pela transparência. O Sarney sabe, aquele deputado do PL do S (Partido do Lixe-se) sabe, o Renan conhece bem, o Palocci, a Dilma, a Ideli, o Wellington Salgado, o Delúdio... Você leu o artigo que o Delúbio publicou num jornal lá de Goiânia? Ele agora é articulista, escreve cheio de amor p’ra dar, fala em compromisso com o torrão, ah, tem mais puta véia que isso? A gente vai chamar o Delúbio para sacramentar a ficha, ele anda num carrão blindado e assina o artigo como professor, hehehe, deixa o professorado pé de chinelo e miserável saber disso, que grande puta véia, hehehe...

Jornalista C: A terminologia não agride a imagem do Senado, Excelência?
Dumaégua: Que imagem? Você está vendo algum Santo Antônio aqui, outro santo qualquer? Algum anjinho boquirroto?

Jornalista D: Barroco, Excelência, anjinho barroco. Cuidado com a língua!
Dumaégua: Não me corrija, a língua é minha e eu sou senador, rapaz! E fique sabendo que já temos uma fila de políticos interessados em cerrar fileiras no PPV, a começar com o Edmar Moreira, nosso príncipe. Ah, aquele queixão duro apontado p’ra cima, a cara lavada e bexiguenta, é um puta véia autêntico, você viu? Papou não sei quantos milhões, fez um castelo e nem levantou da cadeira. Tudo por conta do vício.

Jornalista A: ...Vício...?
Dumaégua: ...Insanável da amizade, quá, quá, quá, isso é que é puta véia, me superou, superou até o caso da mulher para quem Sarney descolou um cargo a R$ 12 mil mensais mesmo ela morando nos Estados Unidos, quá, quá! Eu racho o bico, hehehe.... Edmar é um finório como os 9 conselheiros da Petrobras, aqueles putas véias de guerra: a Dilma, o ‘nosso’ Franklin e o irmãozinho dele, o Guido Mantega, o Silas Rondeau, um tal general Albuquerque e outros... Cada um faturando R$ 76 mil por mês para aconselhar, que máximo! Conselho bom é assim mesmo, a gente não dá, vende. Vem todo mundo para o PPV, meu partido está bombando!

Jornalista D: Excelência, a única preocupação do Senado é com a presidência, se Sarney sai, se Sarney fica, se é culpado ou inocente, se nomeou o neto, etc. E o trabalho legislativo?
Dumaégua: Sarney é inocente, toda puta véia sabe disso, se ele não for inocente, vamos todos p’ro buraco. Agora isso de trabalho legislativo...trabalho legislativo...trabalho...legislativo...legis...(virando-se para o assessor) Dumaégua Júnior, o que é isso, heim, está na pauta?

Jornalista C: Só se fala em escândalos, denúncias, falcatruas, bandalheiras. E trabalhar pela nação, nada? Quando é que as Excelências vão pensar no povo brasileiro, fazer alguma coisa pelo Brasil?
Dumaégua: ...?! Brasil, que Brasil, cara pálida...?

Um comentário:

  1. Oi, pai! Hoje (10/07) é seu aniversário e queria dar-lhe os parabéns pelo blog e por todas as crônicas que vem escrevendo já há bastante tempo! Parabéns pela lucidez, disposição e por dar-nos esperanças de que é possível um mundo justo, de homens honestos e íntegros. Com muito amor,
    Sandra Pereira

    ResponderExcluir