sábado, 17 de janeiro de 2015

INDIGNAÇÃO DA PRESIDENTE



INDIGNAÇÃO DA PRESIDENTE
Nota à imprensa

A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 (horário de Brasília) na Indonésia.

Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.

A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico  como na carta enviada, posteriormente, por Widodo.

O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países.

Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada.

O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República”


Marco Archer Cardoso Moreira, hoje com 53 anos, tentou entrar em 2003 na Indonésia com 13,4 kg de cocaína nos tubos de sua asa delta pelo Aeroporto de Jacarta, capital do pais, ciente de pena de morte para os traficantes, sendo detido logo no aeroporto, conseguiu escapar e foi recapturado, sendo condenado à morte em 2004. Consta que ele traficou drogas por anos na linha Rio-Amsterdam-Bali e nunca havia sido pego. Acabou sendo fuzilado hoje, mesmo depois de pedido de clemência de Dona Dilma, e que se diz indignada e consternada por não ter sido seu pedido atendido e que tal fato pesará nas relações entre os dois países...

Sua indignação, porém não se estende aos mais de 120 brasileiro em média que são “executados” diariamente em nosso pais, onde a impunidade campeia e os traficantes, ladrões, “di menor”, assassinos de todos os tipos matam friamente porque sabem que nada vai lhes acontecer, sendo que no Brasil ocorrem 11% dos assassinatos do mundo conforme levantamento da ONU. Em 2012 o índice no Brasil foi de 25,2 assassinatos por 100 mil habitante sendo que o da Indonésia foi 0,6...

Vocês já viram nossa presidente mostrar algum pesar pela “execução” de algum brasileiro aqui em nosso país? Já viram ela lamentar a morte dos inocentes “executados” por seus amigos terroristas em seus tempo de “luta armada”?

Pois é Dona Dilma, lá as leis funcionam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário