terça-feira, 13 de maio de 2014

A NOTA RIDÍCULA DA DIREÇÃO DO PT... - REINALDO AZEVEDO


Ministro Joaquim Barbosa

A nota ridícula da direção do PT

sobre a decisão de Joaquim Barbosa

Ai, ai. Vamos lá. O PT decidiu emitir uma nota sobre a decisão do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que negou a autorização para José Dirceu deixar a Papuda para trabalhar. Transcrevo a íntegra e comento.

 

“Ao obstruir novamente, de forma irregular e monocrática, o direito de José Dirceu cumprir a pena em regime semiaberto, o ministro Joaquim Barbosa comete uma arbitrariedade, tal como já o fizera ao negar a José Genoíno, portador de doença grave, o direito à prisão domiciliar. Mais ainda: apoiando-se em interpretação obtusa, ameaça fazer regressar ao regime fechado aqueles que já cumprem pena em regime semiaberto, com trabalho certo e atendendo a todas as exigências legais.

 

O PT protesta publicamente contra este retrocesso e espera que o plenário do STF ponha fim a este comportamento persecutório e faça valer a Justiça”.

Rui Falcão

Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT

Comento:

Raramente alguém disse antes tantas impropriedades em tão poucas palavras. O PT diz que a decisão de Barbosa é irregular. É mentira! Está absolutamente de acordo com o Artigo 37 da Lei de Execução Penal, que estabelece que o trabalho externo só pode ser permitido depois de cumprido um sexto da pena.

A nota petista afirma ainda, em tom de crítica, que a decisão foi monocrática, tomada por uma única pessoa. E daí? Barbosa tem a competência legal para decidir sozinho. Só submete a questão ao plenário se quiser.

Outra impropriedade: mesmo sem trabalhar, Dirceu continua em regime semiaberto. É uma mentira deslavada afirmar que esteja em regime fechado.

Quarta bobagem:  a referência Genoino está errada. Barbosa decidiu segundo critérios técnicos — ou o certo teria sido tomar uma decisão arbitrária, ao arrepio do que dizem os especialistas? E se fosse o contrário? E se juntas de cardiologistas tivessem afirmado que o petista não poderia enfrentar o regime semiaberto e Barbosa tivesse ignorado o parecer?

 

Voltemos ao ponto. O trabalho externo é uma das possibilidades do regime semiaberto, mas não é ele que define se o regime é fechado ou não. O PT faz essa confusão de maneira deliberada para espalhar a falsidade de que o ex-ministro e deputado cassado por corrupção estaria preso de modo arbitrário.

Por que o PT não demonstra que Barbosa está desrespeitando o Artigo 37 da Lei de Execução Penal? Não demonstra porque não pode, porque não é fato. E lá está escrito que o benefício do trabalho externo só pode ser concedido depois de cumprido um sexto da pena e que a concessão depende do comportamento do preso.

 

 

Será que Dirceu tem ao menos uma nota cinco nesse quesito? A resposta é “não”. Na quarta-feira, foi visitado pela filha em condições absolutamente irregulares, numa parceria absurda com o governo do Distrito Federal, que permitiu que a moça furasse a fila de familiares e entrasse nas dependências da Papuda em carro oficial e com chapa fria. Presidiário tão indisciplinado vai receber o benefício por quê?

A propósito: a ação do governo do Distrito Federal vai ficar por isso mesmo? O uso de bem público em favor de interesses privados caracteriza improbidade administrativa.

 

 Por Reinaldo Azevedo

Quem vai querer brincar de Celso Daniel?

 

Paulo Roberto Costa foi levado de volta à carceragem da PF para sua segurança. No presídio comum, poderia ser alvo de queima de arquivo.

Uma delação premiada pode ser anunciada pelo seu advogado, com uma única motivação: negociar com a Promotoria para que filha e genro, flagrados destruindo documentos, não sejam indiciados.

A Polícia Federal tem várias sequências de fotos do casal saindo e entrando na Costa Global, a empresa de consultoria de Paulo Roberto Costa. Há provas também contra uma segunda filha do ex-diretor da Petrobrás.

 

Mas há quem não acredite em delação premiada do Paulinho do Lula. Afinal, até agora a Polícia Federal tem evidências do desvio de R$ 300 milhões, só na obra da Refinaria Abreu e Lima.

 

"Delação premiada no Brasil significa morte certa para o delator. Assim como no mundo das drogas quem não paga em dinheiro vivo para o fornecedor paga com a própria vida. Porque Marcos Valério aceitou "pagar o pato" pelo mensalão sendo condenado a 37 anos de cadeia enquanto o gerente Zédirceu só pegou 8 anos em regime semi-aberto e o "chefão" novededos nem sequer foi denunciado ? Provavelmente para continuar vivo ou ter seus familiares poupados dos "justiceiros", os mesmos que detonaram o Celso Daniel e o Toninho de Campinas. Com essa quadrilha não se brinca! Duvido que o PRC ou o "desfiliado" AV se disponham a denunciar os cumpanheros e os  beneficiários de seus crimes em troca da delação "premiada".

 


José Freitas ·   Faculdade de Economia - PUC - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário