sexta-feira, 5 de julho de 2013

FORA RENAN!


FORA RENAN!

  

Para os políticos brasileiros o clamor das ruas, ou a voz rouca das ruas, não tem significado, não para eles, assim vemos com o  presidente da câmara Henrique Eduardo Alves  utilizou um avião da FAB para levar amigos e familiares para assistir ao jogo do Brasil contra a Espanha e Renan Calheiros teve o desplante de requisitar um avião também da FAB para assistir ao casamento da filha de um senador lá na Bahia, o primeiro ainda diz que vai pagar os gastos da viagem , já Renan, diz que não paga mesmo já que tem direito a esta mordomia, o que não é verdade, pois pelo regulamento,  esta regalia não existe.

 Enquanto isto, nossa competente presidentA está completamente perdida com a sua intenção de fazer um plebiscito para a reforma política, reforma esta que já vem sendo empurrada com a barriga pelos políticos há muitos anos. Ela recuou da ideia e depois recuou do recuo e voltou a insistir no assunto, completamente desvinculado do que pedem os brasileiros em suas manifestações, em seus protestos. O que eles querem e exigem está perfeitamente  dentro das forças da presidentA, basta que ela queira: acabar com a corrupção, acabar com a roubalheira desbragada que segundo cálculos de especialistas atingiu o absurdo de 80 bilhões de reais só no ano passado, melhoria na saúde, na educação e na segurança. Nada disso depende da reforma política. Vejam bem, o que vai ser perguntado num eventual plebiscito:  você é a favor ou contra o financiamento de campanha pelo governo? Você é contra ou a favor do voto distrital, ou distrital misto? Ou lista? Se você é contra ou favor da diminuição do número de deputados e senadores, se diminuir, qual será a proporção por estado? A distorção sobre a representação de cada estado vai continuar? É uma série de perguntas que nem o Congresso, nem o Supremo nem o Executivo conseguiram resolver e tenta assim, nossa presidentA jogar o problema para o eleitor, pois segundo suas declarações o eleitor tem sim capacidade para julgar, você acha que tem?

Caso esta ideia do plebiscito vingue, o que disto resultaria seria um completo monstrengo, pois  além de inviável e inoportuna, a iniciativa do governo trata-se tão somente de uma tentativa de transferir para o Congresso Nacional o desgaste do governo perante a opinião pública. Ora, além disto, como um Congresso, o mais corrupto dos que já tivemos teria moral para uma responsabilidade destas?

 Voltando ao assunto dos presidentes do Senado e da Câmara, a atitude dos mesmos é acintosa, mormente quando o povo ainda está nas ruas protestando contra tanta safadeza dos políticos, eles não se tocam, a reclamação não é com eles, pois eles se julgam acima do bem e do mal, como o ex-presidente Lulla, acham que são recobertos de teflon...

 Os gritos de “Fora Renan” nos protestos e o título desta crônica são assim plenamente justificados!


Antônio Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário