segunda-feira, 4 de junho de 2012

A CORRUPÇÃO - ROBERTO SOUZA


A corrupção

  A corrupção no Brasil não começou há pouco tempo, infelizmente isso já está no DNA brasileiro, desde a “descoberta” dos portugueses já somos passivos de sermos corruptos. Vemos hoje no senado brasileiro uma piada sem graça com os cidadãos honestos, mas será mesmo que os grandes culpados são os políticos e não a própria população em seu geral?
  Tomando como exemplo a educação brasileira, hoje, em Campinas no estado de São Paulo, a população tem escolas públicas, professores altamente qualificados e bons materiais para estudo, e então por que a educação não melhora? Não é por culpa de nenhum político, a culpa é nossa. Pessoas que não respeitam a sabedoria de um mestre, não se encaixarão em nenhum local de nossa sociedade. O mais interessante disso, é que, logo após se formar, esse mesmo aluno, que ontem desrespeitava o professor, critica o governo, por não lhe dar chances para um bom emprego e uma vida boa, um ato de hipocrisia e falta de moral.
  A culpa de o Brasil estar onde está não é de nenhum político, não é de nenhuma CPI ou escândalos em Brasília, a culpa é da população, no geral, que é corrupta. Como uma população que elege um “palhaço” pode pedir por um país menos corrupto?
  Hoje, verbas que seriam usadas em hospitais, escolas e outras tantas áreas carentes do Brasil são desviadas para contas em paraísos fiscais. E estão certos! A população brasileira merece isso, a juventude de hoje merece o seu futuro de podridão, esparramados em favelas e em hospitais sem médicos, todos clamam e reclamam, mas quando estão com a “mesa farta” o problema é de terceiros.
  Concluindo, para o país mudar, para a corrupção acabar, não temos que acabar com os políticos, com a polícia corrupta e nem com a impunidade, temos é que acabar com “jeitinho brasileiro”, jeito hipócrita, jeito sem jeito, jeito de deixar a vida levar, sem pensar no futuro, sem pensar no próximo.
-Roberto é aluno do colégio Pedro Salvetti, em Campinas (SP)

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela oportunidade de publicar meu texto nesse excelente blog!

    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Roberto,
    Como sua professora, um texto como esse não poderia me deixar mais orgulhosa.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir