sexta-feira, 4 de maio de 2012

DICAS QUE PODEM AJUDAR.... CRC/SP ONLINE


Confira dicas que podem ajudar os indecisos a definir um caminho profissiona

Vocação, afinidade, retorno financeiro e trabalhos em evidência no mercado são alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma profissão. Entretanto, nem sempre essa decisão é fácil. Dúvidas e incertezas sempre estão presentes na cabeça de quem se prepara para prestar o vestibular e, às vezes, até de quem já está no mercado de trabalho há algum tempo.

Nesses casos, optar por uma orientação vocacional para saber quais as profissões que mais se encaixam no seu perfil pode ajudar bastante. Quanto mais cedo a pessoa encontrar o curso ou o direcionamento adequado, menor será a ansiedade e maior a motivação para arriscar um novo caminho. 

A orientação vocacional individual ou em grupo deve basear-se em três itens. Um deles é o autoconhecimento, o conhecimento dos próprios valores, interesses, perfil e habilidades. Outro item é o conhecimento da realidade profissional, do esquema de organização das ocupações e do mundo de trabalho. O terceiro item é a tomada de decisão do curso. 

As orientações podem ou não envolver testes vocacionais, uma vez que esses são pouco usados hoje em dia. Eles podem ajudar o aluno a conhecer habilidades e gostos e o orientado pode se valer de menos tempo e de informações mais objetivas para obter um resultado mais prático e direcionado. No entanto, ninguém é obrigado a definir uma profissão só porque o teste indicou. Os questionários são padronizados e as pessoas, não. Testes apenas delimitarão a área de atuação mais favorável ao indivíduo, dentro da qual ele pode selecionar uma profissão. Um teste vocacional custa cerca de R$100, podendo ter variações dependendo dos instrumentos que os profissionais usam para fazer o exame.

FONTE: CRC/SP - ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário