segunda-feira, 23 de abril de 2012

PEQUENO BILHETE PARA A ILUSTRA PRESIDENTA - DOCA RAMOS MELLO

Pequeno Bilhete para a Ilustra Presidenta!


            Qual não foi o meu orgulho ao saber que a senhora exige ser tratada como “presidenta e para isso assinou até lei, que coisa mais linda! Nunca antes na história deste país uma governanta havia se preocupado com a questão linguística que nos oprime, a nós, valentas mulheres brasileiras, chefas de famílias, verdadeiras comandantas do progresso nacional, mas aí veio a senhora e nos fez justiça, a senhora é forta, valenta.
            Da minha parte, como vê, estou contenta, alegra, saltitanta, e decidi, inclusive, radicalizar, no sentido de dar meu total apoio à sua exigenta pessoa porque eu sei, e todo mundo sabe, que não faltarão detratores de sua iniciativa, eis que o povo ainda é rude, ilustra presidenta, vivemos na  era medieval do entendimento, oh, cruz! Porém, eu não sou ruda, e me assiste a certeza de que seu esforço não será vão, em breve todos os substantivos e adjetivos terminados vergonhosamente em “e” para atender homens e mulheres sem nos dar o destaque que merecemos desaparecerão dos dicionários, o nosso vigoroso “a” mostrará sua força e a sociedade brasileira haverá de se dobrar e dobrar a língua – figurada, nesse sentido, a senhora me entende...
            Afinal, quem foi que disse que não devia ser assim? Gramáticos? A filologia, a linguística, as origens latinas de nossa língua? Quá, quá, quá, grande porcaria. O que é isso tudo diante do projeto do PT para um Brasil mais democrático, quiçá mais feminino até? É como diria seu filósofo predileto, seu padim, “menas, menas”... Eu mesma exijo que me chamem de tenenta, eis que pertenço a uma corporação militar e entendo que nós, mulheres, temos a força, por isso não provoque, é cor de rosa choque e nem vem que não tem.
            Quer saber, madama?Ao desterro com essa gentalha que nos quer impor um modo de falar de antanho, quem a língua portuguesa pensa que é? Fora com Camões e companhia, pau no Houaiss, fogo no Aurélio, adeus Celso Pedro Luft! O que essa corja quer é cobrir a mulherada de preconceito, temos de ir à luta, presidenta, à revolução das massas, à guerrilhaaaaa, Estela!!!!!!!!!!!! Ou seria Wanda...? Pa..Patrícia...?


                                                                            Doca Ramos Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário