segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MÁGOA - PADRE PAULO M. RAMALHO



A mágoa é um sentimento que surge de uma ofensa não perdoada. Com certa frequência somos ofendidos por alguém, mas nem sempre está ofensa gera uma mágoa. Muitas vezes brota logo o perdão e mágoa nem sequer deita raízes. Há pessoas que inclusive desconhecem a mágoa.

No entanto o normal é que tenhamos que lutar para não ter mágoas.

Como uma pessoa sabe que tem mágoa de alguém? É simples: se ainda não a perdoou ou se ao se lembrar da ofensa sofrida vem com a lembrança maus sentimentos: tristeza, desejo de vingança, humilhação, etc.

O que Jesus Cristo nos diz sobre a mágoa? O mesmo que diz sobre o perdão: que devemos perdoar as pessoas; e não apenas sete vezes, mas até setenta vezes sete. O número sete para os judeus era o número da perfeição. Portanto, quando Cristo fala setenta vezes sete é o mesmo que dizer “sempre”, “infinitas vezes”. Se devemos perdoar “sempre”, nenhuma mágoa deve deitar raízes.

Além disso, Cristo sabe, e nós também por experiência pessoal, que a mágoa é profundamente daninha para alma. De fato, a mágoa:
- envenena a alma de quem a guarda; e isto é assim porque a mágoa:
- tira a paz da alma;
- vai destruindo pouco a pouco o amor que há no nosso coração;
- gera o ódio, o desejo de vingança;
- faz perder a confiança nas pessoas, etc, etc.


Pensando em todos estes males, nada é mais libertador do que perdoar, do que tirar todas às mágoas do coração!!! Perdoar é um verdadeiro bálsamo para a alma, é um voltar à vida!!!

A esta altura alguém poderá dizer: mas como não ter mágoas de ofensas terríveis? De fato há ofensas que são tremendas, verdadeiras aberrações. E, nestes casos, compreende-se que o perdão torna-se bastante difícil, quase impossível. No entanto perdoar é declarar a vitória do amor.

Façamos o propósito de ser mais humildes, pois as mágoas são proporcionais ao tamanho do nosso orgulho. Quanto mais orgulhosos somos, mais mágoas guardamos no nosso coração. Isto é assim, pois os orgulhosos se julgam muito importantes e ai daqueles que o ofendem!

Façamos o propósito de tirar todas as mágoas do nosso coração e reinará a paz na nossa vida.

Um comentário:

  1. Padre, em primeiro lugar peco a sua benção. Eu tenho 50 anos de casada, sempre perdoei meu marido que tem um temperamento muito difícil, mas chegou no limite! Eu tenho 67 anos estou numa fase da vida que nao tenho mais grandes ilusões. Graças a Deus tenho uma familia muito muito bem estruturada,3 filhos casados a24-23--e15anos, 6 netos ,3 deles fazendo faculdade nos EEUU ,2 em boston e 1 emNY. Mas agora estou numa fase de vida que cansei de perdoar, eu nao vejo luz no fim do túnel. Nao consigo perdoar , nao tenho uma pessoa com quem falar pedir uma luz! Peco por Deus reze por mim, moro no Pr. Mas quando for a Sao Paulo vou entrar em contato com o sr.

    ResponderExcluir