quinta-feira, 28 de julho de 2011

CULTURA: IMPORTANTE DIFERENCIAL PARA SE DESTACAR NO MUNDO CORPORATIVO - LUIZ CARLOS CABRERA




Cultura: importante diferencial para se destacar no mundo corporativo

Investimento em tempo e dedicação para uma boa formação cultural tem retorno imediato no cenário corporativo globalizado, principalmente com a crescente participação de empresas multinacionais na economia brasileira. "O profissional culto se destaca por onde quer que passe, seja numa entrevista de emprego, numa conversa informal com um cliente ou no fechamento de um importante negócio", garante o professor de Gestão de Carreiras e consultor, Luiz Carlos Cabrera.

Conhecer a cultura do País e se munir de informações acerca da realidade local é obrigação de todo indivíduo. “Entretanto, conhecer a cultura de outros países deve se tornar um hábito para os profissionais recém-egressos ao mercado de trabalho e também para aqueles que já atuam há muito tempo”, salienta Cabrera, garantindo que essa dica é infalível para quem busca galgar novos espaços e expandir seus negócios.

Para que um profissional se posicione, apresente seus pontos de vista e forneça novas idéias sobre determinado assunto é necessário manter um olhar crítico e obter conhecimentos gerais sobre os temas reinantes na mídia e na sociedade. “Pessoas que possuem uma consistente bagagem cultural são mais interessantes e atrativas em suas conversas e participações”.

“Geralmente, o profissional opta por agregar conhecimentos técnicos à sua carreira, relevando o investimento em cultura para um segundo plano. A técnica, sem dúvida, é muito importante, mas o profissional que alargar seus conhecimentos para outras áreas, temas e aspectos da empresa poderá lidar melhor com os problemas. Em um horizonte mais amplo, quem possui um bom repertório cultural desenvolve a capacidade de diagnosticar mais rapidamente as situações, chegando a soluções adequadas, associando estas à técnica profissional ”, afirma Cabrera.

O consultor observa que o profissional do mundo moderno deve estar sempre bem informado sobre vários assuntos, desenvolvendo uma análise crítica sobre os mesmos. Para isso ele recomenda: ler um livro por quinzena, assistir a um filme por quinzena, ir a um concerto por mês, fazer uma visita a um museu a cada dois meses, fazer um curso sobre filosofia a cada três meses. “O mercado de trabalho está carente de profissionais cultos. Falta conhecimento de história, geografia, pintura, música e literatura. O nível cultural é que leva o indivíduo a entender rapidamente contextos complexos e a fazer julgamentos acertados”, observa.

FONTE: CRC/SP ON-LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário