sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ORIENTE, VENTOS DE LIBERDADE!

Caiu hoje mais um ditador no mundo árabe, com a renúncia de Hosny Mubarak, depois de vinte nove anos no poder, por pressão popular. Antes dele, o tunisiano , Zine Bem Ali, foi deposto em 14 de janeiro deste ano. Esperamos que estas mudanças, causadas pelos ventos da liberdade iniciadas pela chamada Revolução do Jasmim sejam mesmo para valer e que a democracia verdadeira, estribada na garantia dos direitos humanos seja estabelecida, tanto na Tunísia, como no Egito e também em outras plagas que certamente aproveitarão as forças que vem deste verdadeiro tsunami humano exigindo seus direitos.
Nossos votos são que também o Sahara Ocidental, por força do que ocorrer no Marrocos, onde o rei Mohammed, perde sua força a cada dia, diluída pela corrupção desenfreada que oriunda de seu próprio palácio. O povo marroquino não é como seu rei, é um povo pacato e sofredor que almeja apenas um pouco de liberdade que lhe é sistematicamente negada há várias gerações e certamente não perderá esta oportunidade de se livrar do tirano.
Quem sabe, a semente plantada no acampamento de Gdeim Izik, montado no deserto pelos saharauis, exatamente para chamar atenção do mundo contra as constantes violações dos direitos humanos perpetradas pelo Marrocos, finalmente germine e o povo do Sahara Ocidental consiga a tão almejada independência!!!

3 comentários:

  1. Tomara que seja assim!! Esperemos que o otimismo gerado pela queda de Mubarak contagie o povo marroquino. Seria uma esperança para o povo saharaui, que vive sem liberadade há 35 anos.

    ResponderExcluir
  2. Num artigo publicado no dia 11/02, no site da televisão "Al Jazeera" (a maior do mundo árabe), comenta-se que "a revolução egípcia, inflenciada pelo levantamento da Tunísia, ressucitou um novo tipo de pan-Arabismo, baseado na luta pela liberdade e pela justiça social. O apoio aos revolucionários egípcios dentro do mundo árabe reflete o sentido de unidade no rechaço aos governantes autoritários e tiranos, e também à corrupção e ao domínio de uma pequena elite financeira e política".
    Realmente parece que os ventos de liberdade começam a "arejar" essa parte do mundo. "Inshallah" (queira Deus!) esses ventos cheguem ao sofrido povo saharaui!!!

    Sara Macías Perales

    ResponderExcluir
  3. Ojalá es una palabra en español que viene del árabe (inshallah- si Dios quiere). Pues ojalá todas las revueltas que están ocurriendo en el mundo árabe lleguen a Marruecos y lleven la libertad al pueblo saharaui.

    Pepe Acosta

    ResponderExcluir