quinta-feira, 20 de maio de 2010

CARREIRA - BOA APARÊNCIA...

Carreira
Boa aparência para conseguir e manter o emprego

A boa aparência não compensa a falta de capacidade ou de talento no mercado de trabalho, mas é consenso entre especialistas que se apresentar e se vestir seguindo, no mínimo, regras básicas de bom senso, ajuda na busca por um bom emprego e, posteriormente, para mantê-lo.

Não existe uma regra universal que determine como uma pessoa deve vestir-se, mesmo porque cada profissão tem seu estilo de vestuário próprio. Cabe ao profissional ficar atento ao tipo de roupa mais adequado para o seu ambiente de trabalho e saber julgar o que é certo ou errado na hora de vestir-se. Na dúvida do que escolher, não tente ousar: opte pelo básico e lembre-se que seu visual deve passar uma impressão de seriedade.

As mulheres de profissões mais formais devem optar pela discrição. Seu visual precisa ser clean, sem extravagâncias. Blazers, saias (sempre na altura dos joelhos ou um pouco abaixo), calças clássicas, terninhos, vestidos tubo, cardigãs, coletes, tailleur e camisas de seda são as roupas mais adequadas e devem ser usadas preferencialmente em tons clássicos.

Se o ambiente é informal, há mais liberdade de escolha, mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados para não cair na vulgaridade ou no desleixo. Escolha jeans, jaquetas, casacos e camisas de tecido.

Já os homens que trabalham em ambientes formais devem obrigatoriamente usar paletó e gravata. Os ternos devem ser de cores escuras e as camisas de cores claras, com punhos simples ou duplos. Os sapatos clássicos, de laços ou de fivelas, as meias escuras e as gravatas conservadoras.

No ambiente informal, os homens podem usar paletós esportes de cores e padrões discretos com gravatas ou camisas de mangas curtas ou compridas, sem paletó e sem gravata. As camisas sociais coloridas, com colarinhos e punhos brancos, são um tanto pretensiosas e, por isso, o seu uso resvala para os limites do mau gosto. As camisetas de barras coloridas e tênis também não são recomendáveis.

É importante ficar atento a certas peças que não costumam ser aceitas em nenhuma área. Por exemplo, para os homens, deve ser evitado o uso de bonés, chinelos, jeans rasgados ou desbotados (quanto mais discreto melhor), meia de cor diferente da do terno e tênis sujos ou muito velhos.

Já para as mulheres, não é recomendado o uso de decotes, maquiagem muito carregada, peças transparentes, perfumes fortes, minissaias, vestidos curtos e roupas muito justas.

Além das roupas, homens e mulheres não podem abandonar cuidados básicos que, se deixados de lado, podem até ser vistos como falta de higiene. Por exemplo, homens precisam apresentar-se sempre com a barba feita, cabelos cortados e unhas limpas; e as mulheres, é necessário que estejam com os cabelos arrumados e unhas feitas, com base ou esmaltes discretos.

Fontes: CRC ONLINE - Diário do Comércio de São Paulo e Fabio Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário